Ação no Centro de Pres. Prudente conscientiza sobre a leishmaniose
Passeata e pedágio serão realizados no Calçadão nesta quarta-feira (10).
Uma pessoa já morreu vítima da doença neste ano na cidade.
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam nesta quarta-feira (10), às 9h, no Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, no Centro de Presidente Prudente, o evento “Unir forças para não expandir”, que faz parte da Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose.
Na oportunidade, haverá passeata e pedágio no Calçadão. Cerca de 70 alunos da Escola Municipal Padre Emílio Becker percorrerão o local com mascotes do mosquito-palha, vetor da leishmaniose, e cartazes. Já 20 alunos do curso de medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) abordarão os pedestres para tratar sobre a doença e distribuir folhetos educativos. Paralelamente à ação, 800 alunos da Escola Estadual Professora Maria Formozinho Ribeiro, supervisionados por um professor, farão um trabalho diferenciado com as famílias, incluindo a entrega de informativos.
saiba mais
De acordo com Elaine Bertacco, educadora de saúde da VEM, a intenção é expor o cenário de casos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Presidente Prudente, que neste ano, até junho, contabiliza 107 registros positivos, além de alertar a população de que uma pessoa, moradora do Residencial Universitário, morreu em 2016 em razão da doença. A vítima foi um homem de 75 anos.
Segundo ela, o mosquito se prolifera em locais como sacos com folhas, terra, frutas podres e criadouros de galinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário