Grande Otelo
Apoio de várias celebridades
domingo, 16 de janeiro de 2022
AS PRAGAS DO VERÃO: PULGAS , CARRAPATOS E MOSQUITOS, SAIBA COMO PREVENÍ-LAS
Veterinários e especialistas lançam o alerta quanto ao aumento considerável da incidência de pulgas e carrapatos, principalmente em altas temperaturas que enfrentamos no verão.
Nessa época, quando sol e chuva são comuns, não devemos nos preocupar tão somente com o mosquito da dengue, leishmaniose e outros, adicione aí a atenção que devemos ter quanto a possíveis infestações de pulgas e carrapatos.
Pesquisas revelam que 95% das pulgas, por exemplo, estão no ambiente e não no seu pet. Você sabia disso?
Para identificar a presença de pulgas no pet, observe se há coceira excessiva, alguma irritação aparente na pele, se consegue encontrá-las ou suas fezes. As pulgas costumam ficar nas orelhas, barriga, nas proximidades da cauda e pescoço.
Já os carrapatos, por serem maiores e mais estáticos que as pulgas, você pode identificar a presença deles ao escovar ou fazer carinho no pet, dessa forma já é possível perceber os parasitas. É comum que os carrapatos fiquem próximos ao focinho, debaixo das orelhas, nas patas, entre os dedos e pescoço também.
O contágio tanto das pulgas quanto dos carrapatos pode ocorrer através do contato com outros animais, ambientes com vegetação, madeira e folhas contaminadas.
Como eliminar as pragas?
É importante saber que o ciclo de vida das pulgas dura em média 45 dias, já dos carrapatos está entre 63 e 91 dias. A eliminação deve ser promovida, portanto, de forma rápida e eficiente com proteção prolongada para evitar a reincidência. Existem muitas opções no mercado como pipetas, shampoos, comprimidos palatáveis, coleiras, talcos entre outros.
Por isso, o dono precisa ficar atento a coceira excessiva, o que pode sinalizar a presença de pulgas e carrapatos no pet, e conhecer muito bem esses parasitas. A Elanco Saúde Animal esclarece 10 mitos e verdades sobre o assunto.
1. Os carrapatos promovem infestações em residências
Verdade! Mas isso só acontece com a espécie Rhipicephalus sanguineus, mais conhecida como carrapato marrom de cães, única adaptada a viver e se reproduzir em ambientes internos e residenciais. O problema é que ela é a mais comum no Brasil.
2. Carrapatos são fortes
Verdade! Os carrapatos marrons podem transmitir muitas doenças, como a babesiose e a erliquiose, que em alguns casos são fatais. No Brasil existe também o Amblyomma cajennense , carrapato de cavalos, que transmite a febre maculosa, uma doença grave para pets e humanos.
6. As pulgas são espertas e preguiçosas
Verdade! As pulgas costumam ficar acomodadas em frente a uma fonte de luz esperando pelo seu novo hospedeiro. Quando um cão passa e faz sombra, o parasita salta e chega a seu objetivo.
7. As pulgas são facilmente percebidas
Mito! O inseto é tão pequeno que 8 pulgas enfileiradas somam apenas 2,5 cm. Assim, quando em pequena quantidade, podem ficar "escondidas" entre os pelos e, muitas vezes, o que se vê são pequenos pontinhos pretos, as fezes das pulgas. Por outro lado, uma pulga adulta pode ser vista andando na pele do animal.
8. As pulgas usam o pet para disseminar infestações
Verdade! Enquanto estão no pet, as pulgas se acasalam e produzem ovos, que caem do pet e ficam no ambiente (sofá, cama, carpete, etc). Em seis dias, os ovos eclodem em larvas semelhantes a vermes e se alimentam de sangue semidigerido, fezes de pulgas adultas que também caíram pela casa.
9. As pulgas se reproduzem com muita rapidez
Verdade! As fêmeas começam a depositar ovos entre 24 e 36 horas após começarem a se alimentar de sangue e podem depositar cerca de 2 mil deles. Assim, o volume de parasitas só cresce e, por isso, é importante matar as pulgas antes que depositem ovos.
10. As pulgas mais comuns no cão são as pulgas do cão
Mito! A pulga mais comum no cão é a Ctenocephalides felis , a pulga do gato. Os gatos também são infestados pela pulga do cão, o que é mais raro.
Como prevenir pulgas e carrapatos
O tratamento preventivo é a única forma de garantir a segurança e o bem-estar dos pets. Para isso o dono deve utilizar antipulgas e carrapatos com frequência. Hoje existem diferentes tipos no mercado, que vão desde talco até comprimidos. Converse com um veterinário para saber qual a melhor opção para seu pet , já que a necessidade de proteção e escolha do tipo varia de animal para animal. Certifique-se de que seu amigo está protegido de todas as doenças que esses parasitas podem transmitir.
O ambiente também, deve ser higienizado sempre, escovar o cãozinho é excelente também, e muito cuidado ao passear em praças e ruas, socializar é bom, mas muitas pragas vem desses locais, que não são higienizados.
Nossas indicações são : Bravecto, Pulvex, Vectra 3 D, Max 3 Advantage, Simparic, Coleira Scalibor. Caso o seu pet tenha alergia a algum produto, utilize métodos naturais, como NEEM, CITRONELA, ou repelente a base de óleos essenciais da OE BLEND, Observe sempre a reação do seu animal, após a aplicação destes.
É isso! Curta o verão ao lado do seu pet sem a presença dos inconvenientes parasitas. Não deixe de consultar o veterinário de sua confiança para saber mais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário