Cidade sedia evento sobre teste de leishmaniose
Treinamento será promovido pelo Instituto Adolfo Lutz
Marília vai sediar um evento promovido pelo Instituto Adolfo Lutz entre os dias 13 e 15 deste mês. O encontro visa o treinamento de profissionais que irão realizar o teste rápido que detecta a presença da leishmaniose em cachorros em apenas dez minutos.
O treinamento deve reunir cerca de 50 representantes de cidades do estado que já tiveram registros de transmissão da doença. As aulas teóricas devem ocorrer no Hotel Tenda e a prática será realizada no Departamento de Zoonoses do município.
Segundo o coordenador da divisão de Zoonoses de Marília, Lupércio Garrido o teste significa um avanço na luta contra a doença que uma vez instalada em uma área é de difícil combate. “Com o exame teremos mais agilidade na ampliação da área monitorada, já que com o outro teste esperávamos até 15 dias pelo resultado dos exames feitos nas amostras que eram enviadas para o instituto”, completou.
Em Marília, até agora um caso de leishmaniose foi detectado em humano, porém nenhum cão infectado foi encontrado. Garrido acredita que com a chegada dos testes rápidos a área de triagem será ampliada. “Com a rapidez dos resultados poderemos fazer visitas em mais casas no entorno da casa da criança infectada com a doença”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário