A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Fé realiza campanha contra Leishmaniose Visceral
A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta feira 31 de maio uma Passeata de Mobilização Contra o Mosquito da Leishmaniose visceral (Calazar). Abrindo o evento a Secretaria de Administração Cinthia, na ocasião aconteceu também uma peça teatral com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias e também a apresentação do “Rap do Calazar” criado pelo borrifador Marcelo.
Fizeram-se presentes os alunos das Escolas: Escola Estadual Anaides Brito Miranda, Escola Estadual Castro Alves e Escola Municipal Euripia Pereira Lopes.
A Vigilância em Saúde do
município de Santa Fé do Araguaia vem promovendo ações no combate a esta endemia com o objetivo de operacionalizar as ações de vigilância e controle da LV no município. Para o ano de 2012 estaremos realizando ações de Controle Químico Vetorial (borrifação), Inquérito caninos sorológico e realização de manejo ambiental através de visitas domiciliares de rotina com os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias que devem orientar os moradores a colaborarem e dar continuidade ao manejo ambiental, ou seja, recolhendo e armazenando adequadamente toda matéria orgânica (galhos, folhas, frutos, restos de alimentos, podas de árvores, fezes de animais, etc) e entulhos que possam servir de criadouro ao vetor para posterior recolhimento pela prefeitura.
Considerando a média de casos humanos confirmados, notificados nos últimos três anos (2009 a 2011), o município está classificado como área de transmissão intensa de casos humanos de Leishmaniose Visceral (LV) (fonte: SINAN/SESAU/SMS) com um total de 16 casos confirmados, sendo um caso de óbito neste ano de 2012.
Fonte (Ascom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário