Índios deverão receber tratamento
contra leishmaniose, em Rondônia
Distrito Sanitário Especial Indígena tem 15 dias para cumprir recomendação.
Tratamento dentário também deverá ser oferecido.
Comente agora
Os indígenas da região de Vilhena (RO) e Chupinguaia (RO) deverão receber atendimento médico específico, de acordo com recomendação do Ministério Público Federal (MPF) em Ji-Paraná (RO). O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) deverá fazer um levantamento sobre índice de leishmaniose e oferecer tratamento dentário.
Leandro Fernandes, procurador da república, deu prazo de até 15 dias para que o DSEI apresente as providências que serão tomadas em relação as recomendações. Para realizar tratamento específico em índios que possuam leishmaniose será necessário fazer um levantamento para identificar os casos.
Na terra indígena Tubarão Latundê, onde vivem os povos aikanã e massaká, uma equipe odontológica deverá ser designada para realizar tratamentos dentário como de reabilitação e protético.
saiba mais
O DSEI deverá apresentar um cronograma das atividades programadas para 2013 que serão desenvolvidas pelos agentes indígenas de saúde e saneamento. Se o distrito sanitário descumprir as recomendações, o MPF poderá tomar medidas administrativas ou ações judiciais.
Nesta segunda-feira (10), unidades do MPF de todo país realizam o Dia D da Saúde Indígena para chamar atenção do poder público e da população para os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas do Brasil.
Para ler mais notícias do G1 Rondônia clique em http://g1.globo.com/ro/rondonia . Siga também o G1 Rondônia no Twitter e por RSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário