A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) divulgou relatório dos municípios com presença do vetor da Leishmaniose Visceral Americana. Marília está entre eles. Os dados referem-se ao trabalho de rotina de busca do mosquito palha (Lutzomyia longipalpis), que acontece durante os meses de calor.
O palha é o transmissor da leishmaniose visceral, doença infecciosa que ataca o fígado, baço, coração, entre outros órgãos. Os sintomas se confundem com os da malária e se não tratados levam à morte.
A busca do inseto acontece através de armadilhas disponibilizadas em locais estratégicos, com sombra e úmidos, em geral onde há maior área verde. Os dispositivos são colocados semanalmente em imóveis diversos, com a autorização dos proprietários ou moradores.
Cada dispositivo é composto de uma lâmpada em onda especial para atrair o inseto, um sugador e um copo que aprisiona os insetos. Se as armadilhas apresentarem mosquitos palhas é porque a espécie está presente na área investigada.
Embora Marília não tenha confirmações de cães contaminados, tem um caso confirmado em humano de outubro de 2011, com evolução para cura, no bairro Santa Antonieta II (zona norte). Além de presença do inseto nessa região e em outras localidades.
No relatório divulgado ontem pela Sucen, a pesquisadora Maria de Lourdes Macoris informou que as armadilhas dispostas de outubro de 2011 a fevereiro deste ano novamente apontam a existência do transmissor da leishmaniose em Marília.
O trabalho envolveu ainda 20 municípios próximos sem registro na anterior da presença do palha, visando identificar a vulnerabilidade nessa região para introdução ou proliferação da doença. “Entre os 20 municípios trabalhados, a presença do vetor foi detectada em dois: Sabino e Arco Íris”, informou a pesquisadora.
O mosquito se prolifera em matéria orgânica. Portanto, é importante evitar o seu acúmulo. Como exemplos estão madeiras apodrecidas, fezes de animais, restos de poda de jardim e lixo.
Da região de Marília já têm registro de transmissão humana ou canina os municípios de: Adamantina, Agudos, Avaí, Barra Bonita, Bauru, Bastos, Cafelândia, Flórida Paulista, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantâ, Iacri, Inúbia, Jaú, Lençóis, Lins, Lucélia, Mariápolis, Marília, Mariápolis, Oswaldo Cruz, Oscar Bressane, Pacaembu, Parapuã, Pirajuí, Piratininga, Pracinha, Presidente Alves, Promissão, Rinópolis, Sabino, Sagres, Salmourão e Tupã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário