Aumenta o número de exames de leishmaniose
Redação jornalismopp@band.com.br
A assistente administrativa, Priscila, não esperou quando viu seu cachorro apresentar sintomas parecidos com os da leishmaniose. O diagnóstico no cão da família foi apenas um dos 16 registrados pelo Centro de Zoonoses de Presidente Prudente. Desde o começo do ano já foram confirmados nove casos autóctones e sete importados. Situação que preocupa.
Presidente Prudente já realizou mais de sete mil exames de leishmaniose somente este ano. O médico veterinário, Célio Nereu, afirma que se diagnosticada a doença é preciso eutanasiar o animal. Para ele, alguns casos não são diagnosticados por negligência do dono do animal.
No interior paulista algumas cidades também têm intensificado os exames para combater a leishmaniose:
Em Araçatuba, foram 303 casos em animais e quatro em humanos, que resultou em uma morte. Em Bauru, os exames em animais começaram no mês de julho e ainda não há um levantamento, já os exames em humanos somam oito casos e duas mortes. Em Marília, são quatro casos confirmados em animais e nenhum caso em humanos. Em Presidente Prudente, a doença foi diagnosticada em 16 animais e em nenhum humano. Em São José do Rio Preto nenhum caso foi confirmado em animais e nem em humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário