Ação será no Jardim das Estrelas e deve colher sangue de 1,5 mil animais.
Secretaria da Saúde identificou uma cadela contaminada no bairro.
A equipe de Zoonoses de Sorocaba (SP) vai promover uma ação conta a Leishmaniose Visceral Canina na cidade. Os agentes passarão por residências do Jardim das Estrelas, zona oeste da cidade, para tentar detectar animais contaminados.
O problema surgiu quando um caso foi identificado no bairro. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, no dia 2 de agosto, a confirmação de uma cadela, com nove anos, domiciliada no bairro.
Segundo a secretaria, é o primeiro e único caso autóctone - quando é adquirido na cidade - de Leishmaniose. A doença foi confirmada por exame feito pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria de Estado da Saúde, no dia 30 de julho.
A partir disso, agentes da Zoonoses da cidade vão percorrer um raio de 200 metros da casa onde estava o animal. Eles vão coletar amostras de sangues de outros cães da região. Eles também vão orientar os moradores sobre as medidas de controle.
A contaminação é feita por um mosquito, conhecido como "Mosquito Palha". O inseto habita locais com matéria orgânica, como folhas e frutos que caem das árvores.
A ação começou na manhã desta terça-feira (30) e a expectativa dos agentes da Zoonozes é de coletar amostras de sangue de quase 1,5 mil animais do bairro. A doença pode ser transmitida para humanos, levando à morte.
Confira os principais sintomas da doença em homens e animais:
Homens
Febre com longa duração
Falta de apetite
Emagrecimento
Fraqueza
Barriga inchada
Febre com longa duração
Falta de apetite
Emagrecimento
Fraqueza
Barriga inchada
Cães
Além dos sintomas dos homens, também há o crescimento exagerado das unhas
Além dos sintomas dos homens, também há o crescimento exagerado das unhas
Para ler mais notícias do G1 Sorocaba e Jundiaí, clique em g1.com.br/tvtemsorocaba. Siga também o G1 Sorocaba e Jundiaí no Twitter e por RSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário