09/07/2011 - 08:40:09
Leishmaniose
Tupã espera para 2ª feira contraprova de 13 exames
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda para a próxima segunda-feira, dia 11, o resultado de mais 13 exames de leishmaniose que foram encaminhados para o Laboratório Adolpho Lutz, em Marília, para contraprova.
Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Marco Antônio de Barros, entre maio e junho deste ano, do total de exames realizados em Tupã para diagnosticar a doença, 13 deram resultado reagente, indicando a possibilidade desses animais terem contraído leishmaniose.
Em Tupã, o exame realizado para diagnosticar a leishmaniose é o Elisa (Ensaio Imuno Enzimático). Com a confirmação de 13 exames reagentes, as amostras foram encaminhadas ao Laboratório Adolpho Lutz para realização de um outro exame, muito mais detalhado, denominado Rifi (Reação de Imuno Fluorescência Indireta). “É o resultado deste exame que estamos aguardando para segunda-feira”, disse Barros.
Se o resultado do Rifi não for reagente, os casos passam a ser considerados inconclusivos. Nesta hipótese, o processo volta à fase inicial. “Para confirmação da doença, teremos de fazer a coleta de outras amostras, e novos exames (Elisa e Rifi) terão de ser realizados com prazo de no mínimo 15 e no máximo 30 dias, após a coleta. Se o resultado acusar não reagente, será considerado negativo e, se for reagente, os casos passam a ser considerados positivos”, disse.
Diante da confirmação de casos positivos de leishmaniose, a Secretaria Municipal de Saúde providenciará o exame parasitológico para identificar a espécie de leishmânia e, depois disso, o animal precisará ser sacrificado.
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, no início do ano quatro animais tiveram que ser eutanasiados por terem contraído a doença. Se o resultado do Rifi for positivo para todos esses exames que estão sendo aguardados, o número de casos de leishmaniose em Tupã poderá aumentar para 17.
Diário Tupã
Nenhum comentário:
Postar um comentário