Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

terça-feira, 15 de março de 2011

BH - Notícias


Devido ao alto índice de casos de leishmaniose em Minas Gerais, a Intervet/Schering-Plough volta à cidade com projeto cultural de conscientização

Logo no início do ano, um surto de leishmaniose em humanos assustou a população de alguns municípios mineiros, com a morte de duas pessoas. Por ser uma região endêmica, com altos índices da doença tanto em cães quanto em humanos, o projeto cultural itinerante Circuito Estradafora – Caravana Intervet/Schering-Plough, realizado no ano passado na capital mineira, está de volta. De 16 a 18 de março, a carreta-teatro ficará sediada no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, e oferecerá três sessões por dia, gratuitamente para a população.

Segundo o coordenador do projeto e gerente de produtos da Intervet/Schering-Plough Animal Health, Marco Castro, a população precisa se conscientizar e adotar as medidas preventivas para fazer com que os casos da doença diminuam. “Ainda há muita carência de informação sobre a leishmaniose visceral nas diversas cidades brasileiras, até mesmo em Belo Horizonte, uma área endêmica. Por isso, queremos ensinar, por meio de ações culturais, como se prevenir contra ela”, ressalta.

Especialmente desenvolvida para estimular a imaginação das crianças, a peça teatral “O Fim da Picada” é apresentada de forma lúdica, por meio de bonecos. Antes mesmo de começar a sessão, a garotada já vivencia a experiência de um grande espetáculo: a peça se passa dentro de uma carreta-teatro gigante, com capacidade para acomodar 150 espectadores sentados, com todo o conforto tecnológico de uma sala cultural convencional, com ar-condicionado, palco, iluminação, sonorização, projetor e tela. “Nada melhor do que o teatro para falar com as crianças, que aprendem brincando e ainda agem como transformadores dentro da família, pois adquirem o conhecimento, repassam aos familiares e ainda fiscalizam se estão fazendo corretamente”, explica Castro.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que a doença infectou 502 pessoas e foi responsável por 49 mortes em Minas Gerais no ano passado. Desse total, 14 mortes e 107 diagnósticos positivos foram em Belo Horizonte. Os dados são parciais e os números podem ser maiores. Em 2009, foram registradas 75 mortes causadas pela doença no Estado, um crescimento de 134% em relação aos 32 óbitos ocorridos em 2008. Já o número de pessoas infectadas passou de 509 em 2008 para 601 em 2009, o que representa aumento de 18% nos casos.

Ao final de cada atividade, as crianças levarão para casa um material explicativo sobre a doença e as formas de prevenção.

Circuito Estradafora
O circuito foi desenvolvido com o conceito de que pudesse viajar de forma autônoma para qualquer lugar do país, pois conta com estrutura e equipe próprias, podendo realizar o trabalho com a mesma qualidade nas mais diferentes situações.

Com o intuito de democratizar o acesso à cultura, o Circuito Estradafora já superou a marca de 285.202 espectadores em 172 cidades localizadas em todo o território brasileiro.

A estrutura do Circuito destaca-se por utilizar uma tecnologia inovadora, uma confortável carreta-teatro de 15 metros com capacidade para 150 espectadores sentados, ambiente com ar-condicionado, iluminação, sonorização e projeção. Toda essa infraestrutura se baseia na crença do Teatro de Tábuas de que a arte é uma ferramenta eficiente para desenvolver o senso crítico da sociedade, além, é claro, de proporcionar entretenimento.

Confira a programação:
Belo Horizonte/MG
De 16 a 18 de março
Local: Parque das Mangabeiras
End: Av. Anel da Serra (alto do Mangabeiras)
Horários das sessões: às 9h, 10h30 e 15h
(* no dia 16/03 a sessão da tarde será às 14h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário