Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

domingo, 23 de outubro de 2011

Ribeirão Pires atende suspeita de Leishmaniose em cachorra

A suspeita aconteceu no bairro Sítio do Francês na Estância. O material foi colhido e levado para análise em São Paulo

Neuza agradece à equipe da Prefeitura pelo rápido atendimento

Ribeirão Pires pode ter registrado um caso de uma grave e perigosa doença, a Leishmaniose. Quem conta é Neuza Maria Resende, que teve sua cadela atendida pelos profissionais da administração.

O caso aconteceu no bairro Sítio do Francês. Neuza, moradora do bairro há mais de uma década, agradece junto aos vizinhos e a atenção da Prefeitura de Ribeirão Pires, que em conjunto com profissionais veterinários e técnicos da Vigilância Sanitária, atendeu prontamente e de forma competente a sua solicitação.

O atendimento aconteceu por conta da suspeita de infecção de sua cadela Lindalva, uma Pastora Alemã, por Leishmaniose (Doença Contagiosa de notificação Compulsória). O material coletado da cadela foi enviado para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo e aguarda o resultado.

A doença é difundida em todos os estados do Brasil. É comum ao cão e ao homem (zoonose), e é transmitida pela picada de insetos do tipo “Mosquito Palha ou Birigui”, que são flebotomíneos, do gênero Lutzomyia e Phleobotumus. Estas espécies transmissoras foram detectadas nas matas de Ribeirão Pires através de estudos e pesquisas dos órgãos municipais e do Ministério da Saúde, já iniciados pela notificação de animais infectados nas vizinhanças, além da possibilidade da presença de tais insetos infectados (os transmissores da doença são os mosquitos Palha). A finalidade dos estudos é o controle e prevenção de focos da Leishmaniose.

De acordo com a Assessoria de Imprensa de Ribeirão Pires, a Vigilância recebeu a notificação de dois casos suspeitos da doença em cães de janeiro até 18/10 de 2011, ambos no sítio do Francês.

O 1º caso era positivo, sendo que o animal era oriundo de outro município e, após investigações a campo, que contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Instituto Adolfo Lutz e Sucen), e com base no Programa Estadual de Controle da Leishmaiose, ficou constatado que o município não é considerado área de transmissão da doença.

No 2º caso, após realização de exames laboratoriais (coleta do material pela equipe de Vigilância), foi constatada que não se tratava da Leishmaniose.

A Vigilância à Saúde, através dos seus serviços específicos: sanitária, epidemiológica, centro de controle de zoonose, a cada evento/agravo/fato que chega a seu conhecimento e que tem significado / impacto em saúde pública, inicia uma série de ações a campo e intervenções (quando é o caso), embasados em princípios técnico-científicos e com base nas diretrizes (e apoio técnico) ministeriais e estaduais para que o agravo seja eliminado, reduzido ou controlado.

No caso da Leishmaniose, doença transmitida por vetor (um mosquito da espécie Lutzomia longipalpis), após devidas investigações, constatou-se que o município não possui em seu território tal agente transmissor da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário