Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Campanhas de conscientização e prevenção da leishmaniose são necessárias.


Diga Não à Leishmaniose



Votuporanga (SP), teve 19 pessoas infectadas em 2012, três morreram.
Birigui (SP) registrou 14 casos de leishmaniose visceral em 2012.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Autoridades de saúde programam para este ano medidas de controle para a leishmaniose, que preocupa toda a noroeste paulista. A doença atinge homens e animais, principalmente cães, e causou a morte de seis pessoas na região no último ano.
Três foram em Votuporanga (SP), a cidade com maior número de pessoas infectadas: ao todo, 19. Na região de Araçatuba (SP), Birigui (SP) é a cidade que mais sofre com a proliferação da leishmaniose visceral. Em 2012, o município registrou 14 casos. Uma pessoa morreu.  Araçatuba foram seis casos e Andradina (SP) cinco; ambas também contabilizaram uma morte cada. São José do Rio Preto (SP) registrou apenas um caso. Ninguém morreu.
Existem dois tipos de leishmaniose, o que causa ferimentos na pele e o visceral, que atinge o fígado e pode matar. As autoridades já conhecem o perigo. Mesmo assim, a doença, muitas vezes silenciosa, continua fazendo vítimas. “A doença visceral é mortal porque acomete os órgãos internos. Ela é progressiva e sem não for tratada pode matar”, orienta o médico infectologista Stélios Fikaris,
A luta contra a leishmaniose é dura e, para que o tratamento seja eficaz, o diagnóstico precoce é fundamental. “Existe uma alteração da perda do estado geral do individuo, ele vai emagrecendo, a febre persiste, o fígado e baço incham e isso tudo é acompanhado de uma anemia. É preciso ficar atento”, finaliza Fikaris.
Para ficar livre da doença, que é transmitida pelo mosquito palha, é necessário cuidados simples. A professora do curso de medicina veterinária da Unesp de Araçatuba, Valéria Marçal Felix de Lima, orienta sobre o que fazem em casa. “É importante retirar diariamente qualquer matéria orgânica que fique no local, como folhas, restos de frutas e dejetos animais”, comenta Valéria.
Além da limpeza no quintal, quem gosta é apaixonado por cães também pode se prevenir de outras maneiras. “O uso de repelentes para animais pode evitar a picada do mosquito. A vacina também é importante, portanto é necessário ficar atento aos calendários”, finaliza Valéria.
Mantenha o local onde seu cachorro vive limpo e bem cuidado (Foto: Reprodução / TV Tem)Mantenha o local onde seu cachorro vive limpo e bem cuidado (Foto: Reprodução / TV Tem)
Para ler mais notícias do G1 Rio Preto e Araçatuba, clique em g1.com.br/tvtemriopreto. Siga também o G1 Rio Preto e Araçatuba no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário