Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


Vem aí novo remédio para leishmaniose cutânea

Publicado em 25/02/2013, Às 12:57

Um medicamento para leishmaniose cutânea que não provoca grandes efeitos colaterais está sendo desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O remédio, na apresentação de gel 10% é o sulfato de paromomicina, em estudo   no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da unidade.  A expectativa é disponibilizar em quatro anos o produto para o paciente atendido pelo Sistema Único de Saúde. A leishmaniose afeta 88 países, entre eles o Brasil. Pernambuco é uma das áreas endêmicas, onde há transmissão constatnte da doença negligenciada pelas indústrias farmacêuticas. Atualmente, o tratamento é feito com o  antimoniato de N-metilglucamina,  pouco absorvido pelo trato digestivo e com efeitos tóxicos que interferem na adesão do paciente.
O estudo do novo fármaco “vem sendo realizado em parceria com o Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e DNDi (sigla em inglês da Iniciativa para Doenças Negligenciadas) e com o Programa de Desenvolvimento Tecnológico de Insumos para a Saúde (PDTIS/Fiocruz)”, informa a Agência Fiocruz de Notícias, que divulgou a foto abaixo. No mundo, por ano, são um milhão e meio de casos novos da doença.

Leishmaniose Farmanguinhos

Conheça mais sobre a leishimaniose cutânea e suas manifestações em Pernambuco, com as explicações da pesquisadora Edileuza Brito, do Centro Aggeu Magalhães/Fiocruz no Recife. Ela atende pacientes no Hospital Universitário Oswaldo Cruz.
http://www.youtube.com/watch?v=3x5BDQaRiE4Leishmaniose

Nenhum comentário:

Postar um comentário