Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

TUPÃ CONFIRMA MAIS UM CASO DE LEISHMANIOSE EM HUMANO

10/10/2013

17h00
Fonte: www.diariotupa.com.br

Tupã - A Secretaria Municipal de Saúde, através da diretora de Área de Controle de Zoonoses, Thaís Aono, informou que mais um caso de leishmaniose em humano foi confirmado nesta semana. A doença foi confirmada em um idoso, de 73 anos de idade, residente na região Leste da cidade.
De acordo com as informações apuradas até o momento, o estado de saúde do homem é considerado bom. Ele continua recebendo remédios específicos para leishmaniose. De acordo com a diretora, a família já foi informada sobre sua situação. “Ele está bem, e a Secretaria de Saúde está à disposição dele e de sua família”, acrescentou Thaís.

A diretora informou também que o idoso que contraiu a doença possui um cão de estimação, porém o animal não foi confirmado com leishmaniose. “Os exames foram feitos e os resultados foram negativos. O cão dele não tem a doença”, esclareceu.

Agora, um completo trabalho de fiscalização e orientação está sendo feito naquela região, principalmente nas proximidades da residência do homem.
Ações

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), já está tomando todas as providências necessárias, frente a mais este caso positivo de leishmaniose em humano, na cidade.

Na região Leste, onde reside o homem que contraiu a doença, os agentes estão fazendo o manejo ambiental, orientando moradores quanto a limpeza dos quintais, alertando sobre o “mosquito palha”, e também fazendo a coleta de sangue dos animais, para exames.

Meio ambiente
No momento, também uma equipe da saúde está realizando um manejo ambiental, a partir da casa onde reside o paciente, orientando todos os moradores para que limpem lotes, retirem sujeira e galhos, entre outros materiais que causam poluição ambiental, depositando tudo na frente de suas residências, para que o caminhão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente passe recolhendo. Está previsto que o caminhão passará na frente das casas na próxima segunda-feira, dia 14, para recolher toda sujeira depositada. “Pedimos que neste setor, que engloba a Rua Fraternidade, as pessoas retirem todo lixo, entulho, materiais orgânicos, e tudo o que atraia o ‘mosquito palha’.
Iniciamos hoje (ontem) o manejo ambiental e a coleta de sangue dos animais, trabalho que segue até sexta-feira. Reiteramos que no final de semana a população retire toda a sujeira, que a Secretaria de Meio Ambiente estará recolhendo na segunda-feira”, informou a diretora Thaís Aono.

Alerta
Com mais esta ocorrência, Tupã já totaliza 7 casos de leishmaniose em humanos, desde o ano passado.
Em 2012, foram registrados 4 casos, com um óbito. Neste ano, a Secretaria de Saúde já somou 3 pessoas confirmadas com a doença. Os números já são preocupantes, o que coloca toda população em alerta.

Vale ressaltar a orientação: sujeira, frutas podres, fezes, entre outros detritos, são responsáveis por criadouros do mosquito. Por isso, o maior desafio para a população é a mudança de hábito, mantendo os quintais limpos para não criar o mosquito responsável pela transmissão.

É importante a colaboração da população, que além de manter a residência e quintal limpos, deve deixar as equipes da Secretaria de Saúde realizar o trabalho de coleta de sangue nos animais e realizar a fiscalização completa.

A diretora lembrou que para esclarecer qualquer dúvida, o tupãense pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde através do telefone (14) 3404-2200.

500 animais com Leishmaniose

A leishmaniose continua sendo uma das preocupações do Departamento de Vigilância em Saúde de Tupã. Neste ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já registrou quase 500 casos positivos da doença em cães da cidade. É preciso reforçar, mais uma vez, que deve haver uma prevenção maior quanto à proliferação do mosquito, conhecido como “mosquito palha”. Isso deve acontecer de uma vez por todas.

O contágio ocorre somente através da picada da fêmea infectada do “mosquito palha”, e atinge tanto cães como humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário