Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

http://www.gaz.com.br/_conteudo/2014/01/noticias/regional/11775-aumenta-a-procura-por-vacina-de-leishmaniose-em-santa-cruz.htm


22/01/2014 - 19h27

Aumenta a procura por vacina de leishmaniose em Santa Cruz

Clinicas que tiveram doses esgotadas aguardam por novas remessas e fazem lista de espera
Foto: Sabrina Rodrigues
Notícias Relacionadas

22/01/2014 - 19h27
Número de casos de Leishmaniose aumenta em SCS 
As clinicas veterinárias de Santa Cruz do Sul receberam um aumento consideravel na procura por vacinas contra a leishmaniose visceral canina. Diversos locais chegaram a ficar sem doses e até os que ainda têm lotes disponíveis já estão encomendando novas remessas com o fornecedor. A imunização começou a ganhar peso após a matéria publicada na Gazeta do Sul no dia 13 de janeiro, quando foi abordado o crescimento de casos de cães com a doença na região.

Para a veterinária Karina Knak, que ainda tem algumas doses da leishmune para vacinar cães, é uma ótima notícia a maior procura pela proteção dos animais. “O crescimento da leishmaniose em Santa Cruz nos preocupa. As pessoas, imunizando seus cachorros, podem ajudar a impedir este alarmante fato”, afirma. Ela conta ter vacinado oito cães na última semana.

Na tarde desta quarta-feira, 22, foi a vez do pequeno Johnny, um shih tzu de dois anos. Após essa vacina, o cão ainda terá que ir a clinica mais duas vezes para receber outra dose. “São três doses, uma a cada 21 dias. Após isso, o cachorro está livre da doença, sendo necessário apenas um reforço anual da vacina”, explica. Porém, Karina ressalta que os donos devem abusar de repelentes, já que a Leishmune só faz efeito após o animal ser vacinado pela terceira vez.

Outras clinicas que estão sem vacina fazem listas de espera e estimam que até o fim da semana ou na semana que vem devam estar com as novas remessas. A veterinária Heloísa Teichmann ressalta que não existe motivos para que a população entre em pânico. “O mosquito está na cidade e é só necessário cuidado para evitar que o animal seja contaminado. Todos receberão as vacinas e, até lá, o importante é usar repelentes”, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário