Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Ibatiba - Espirito Santo

Ibatiba decreta situação de emergência devido a surto de Leishmaniose

18.05.2017
A Prefeitura Municipal de Ibatiba decretou situação de emergência no município em razão de um surto de Leishmaniose Tegumentar Americana, doença infecciosa infecciosa que acomete pele e mucosas. O decreto tem validade de 180 dias. Até o momento foram registrados 20 casos da doença no município.
A localidade de Córrego de São José de Miriti foi a mais afetada, com 12 casos da doença até o momento. No local, também foram identificados indícios da presença do mosquito transmissor, Dipteros Flebotomínios, conforme observado pelas equipes de vigilâncias do município e do Estado. A doença é transmitida pela fêmea do inseto.
A medida emergencial visa intensificar as ações que já vem sendo tomadas e abranger novas alternativas, como o fechamento de convênios ou contratos para a realização e exame parasitológicos e laboratoriais como amilase, lipase e fosfata alcalina e eletrocardiograma com laudo.
A Prefeitura Municipal informou que com o decreto terá mais condições de combater o surto. O município fica dispensado da realização de licitação, passando a ter autorização para requisitar bens e serviços específicos para a contenção da doença.
Segundo a enferemeira da vigilância de Saúde de Ibatiba, Adressa Bonela, várias ações estão ocorrendo visando o controle da doença. “Estamos realizando a capacitação de profissionais, visitas de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e nas localidades acometidas pela doença com avaliação dos animais domésticos, avaliação das moradias, borrifação de casas e anexos das localidades mais acometidas e orientações à população”, explica a enfermeira.
No ano de 2016, o município notificou cinco casos da Leishmaniose Tegumentar Americana.
A doença
A leishmaniose tegumentar americana é uma doença infecciosa causada por diferentes espécies de protozoários denominadas Leishmania, que acomete pele e mucosas. Popularmente é conhecida como ferida brava, leish, úlcera de bauru e nariz de tapir.

É transmitida ao homem pela picada de um inseto denominado flebotomíneo, conhecido também como “mosquito palha”, birigui”, “cangalhinha ou “tatuquira”. O inseto se contamina após picar animais infectados, que podem ser alguns animais silvestres ou animais domésticos, como cães e gatos. A doença não passa de pessoa para pessoa.
Cuidados
Como é uma doença que não possui vacina, a Vigilância de Saúde de Ibatiba orienta ter muita atenção às medidas de prevenção e controle da doença. Quem tiver animais de estimação emc asa, como cães e gatos, devem observar a presença de feridas que não cicatrizam, principalmente no focinho, orelhas ou bolsa escrotal. Caso encontrar esse sintmoas no aminais deve-se comunicar ao serviço de zoonoses municipal.

Em humanos, caso apresente alguma ferida que não cicatriza, a orientação é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário