Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Leishmaniose em pauta por Dra Rebecca Dung de Andrade

Quando a gente perde uma guerra, achando que era so a primeira batalha, da aquela sensacao de vazio, de amargor na boca e tristeza. Nao sinto isso somente pelos meus "fllhOS", mas pelos fllhos dos outros, que adoto um pouquinho a cada consulta. Meu luto e pesar hoje é pelo Psy. Meu paciente c); mais novo de diagnostico de LEISHMANIOSE. Chegou a mim com uma alopecia (falta de pelo) nao inflamatoria no dorso. Sem prurido, sem descamacao. Sem ferida alguma. Sem sinal clinico. Totalmente atl’pico da lesao caracteristica da leishmaniose. Foram feitos os exames dermatologicos de rotina. Negativos. E deixei pra ver a citologia fungica em casa. Na madrugada fui ao microscopic e me deparei com ela. Essa senhora implacavel. Muitas delas numa lamina so. Foi o tempo de pedir o retorno do tutor e iniciar os exames para o estadiamento da doenQa e passar alguns medicamentos. O problema: ele morava numa area endemica e nao tinha protecao de uma coleira repelente. Portanto, sua familia tb é exposta. Os exames deram pessimos e a decadencia da saude de Psy foi absurda. Hoje soube que infelizmente veio a obito. Nao deu tempo de estadiar baseado nos exames solicitados e nem complementar o tratamento ja prescrito semana passada. E aquela sensacao de interrogacao paira no ar. Ainda nao caiu minha fucha. Quando os colegas e tutores vao entender a importancia de doencas como essa para a sociedade e 03 animais???? O pior nao e aquele cao que morre. Mas o vivo doente. Que sofre. Sofre muito. E se nao tem sinal clinico e diagnostico fechado, serve de reservatorio para o vetor, o mosquito flebotomo, contaminando seus animais e tutores. Acorda, minha gente!!! Do jeito que esta, a leishmaniose vai engolir Recife, Olinda, Paulista, Aldeia, Sao Lourenqo, Itamaraca, e muitas outras areas subdiagnosticadas e portanto, subnotiflcadas. Ja que sinais clinicos e hemograma se confundem com algumas doencas muito comuns aqui, com alta prevalencia, como Erlichiose, Babesiose, Anaplasmose, Cinomose e etc. Passou da hora da reflexao e mudanca de conduta. E darmos a devida importancia ao diagnostico, tratamento e profllaxia. Esse mes, diagnostiquei 6. Rebecca Dung de Andrade CRMV PE 5118 Clinica Medica e Dermatologia de Peqquenos Animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário