Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CCZ de Dourados inicia triagem do transmissor de leishmaniose

Quinta, 17 de Fevereiro de 2011 - 16:33

Fonte: Da redação "A Crítica"

Diante dos casos de leishmaniose visceral canina registrados em Dourados, o Centro de Controle de Zoonoses de Dourados iniciou o trabalho de triagem e identificação do vetor responsável pela transmissão da leishmaniose visceral.

Para isso estão sendo instaladas armadilhas luminosas, tipo CDC, em residências com animais infectados. O objetivo é monitorar o desenvolvimento do inseto transmissor da doença, o mosquito flebotomíneo.

As armadilhas são instaladas no início da noite e retiradas ao amanhecer, durante três dias consecutivos na mesma residência. “Temos as casas pré-estabelecidas. No fim da tarde instalamos e no outro dia cedo retiramos a armadilha, fazemos a raspagem e coletamos os insetos capturados. A partir daí fazemos a triagem e a identificação do inseto”, esclarece Jalmir da Silva Ferreira Junior, biólogo do CCZ e responsável pelo trabalho no município.

Como será realizada em diversos pontos de Dourados, a instalação das armadilhas deve durar pouco mais de um mês. Já o procedimento de triagem e identificação vai ser feito em dois meses. A identificação é fundamental para determinar o controle da doença. A preocupação, é que além dos cães, o ser humano também pode ser infectado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário