Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Leishmaniose já atingiu 460 animais em Venceslau

ESCRITO POR FÁBIO RODRIGO PEREIRA
Sáb, 19 de Fevereiro de 2011 13:17


O registro de contaminação de animais acontece deste o ano passadoCriança de 7 anos é caso suspeito de contaminação
A contaminação por leishmaniose já foi diagnosticada em 460 animais em Presidente Venceslau. Deste total, 181 foram eutanasiados. Um caso suspeito de contaminação em humano aguarda resultado de exames. O paciente é uma menina de sete anos de idade, que está em tratamento. Em 2010, o município teve confirmado um caso de leishmaniose em humano.

Segundo o médico veterinário da Vigilância Epidemiológica Municipal, Paulo Soares de Almeida, o registro de contaminação de animais acontece desde o ano passado. “Os trabalhos de combate e prevenção à leishmaniose começaram em 2008. A cada ano é realizada varredura em todos os domicílios da cidade para se averiguar casos suspeitos”, explica.

“Com este trabalho de varredura os casos suspeitos foram aparecendo. Na cidade, há presença do mosquito transmissor (palha) em todos os bairros, por isso é imprescindível a colaboração da população para se combater a proliferação deste inseto”, afirma.

Com o mais recente caso suspeito de contaminação em humano, localizado na Vila Luiza, foi realizada vistoria em todas as residências e manejo ambiental. Se confirmada a contaminação da doença, será executada a borrifação de produto para eliminação do mosquito transmissor em um raio de 200 metros da residência.

Almeida informa ainda que os trabalhos de prevenção a leishmaniose e outras doenças serão reforçados com a criação do Centro de Controle de Zoonoses no município. Um projeto de lei de autoria do Executivo deve ser encaminhado, com este objetivo, para apreciação da Câmara Municipal. “Dessa forma teremos maior atuação, como a apreensão de animais”, conta.

Retirado do Blog do Jornal Integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário