Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Corumbá preocupada e com ações de Prevenção a Leishmaniose

01/06/2011 09:36

Dengue: Corumbá reduz risco para nível moderado

Diário Online/PP


Com 236 notificações, Corumbá é classificada pela Secretaria Estadual de Saúde, como cidade com risco moderado para o avanço da dengue. A definição consta no boletim divulgado pela Secretaria de Estado e leva em consideração as semanas epidemiológicas 1 a 20, o que significa - em linhas gerais - levantamento referente ao ano todo. A classificação Moderada é a segunda na escala que considera os seguintes níveis de risco: baixo; moderado; alto e muito alto.

Segundo a Secretaria, outras 37 cidades sul-mato-grossenses estão enquadradas na mesma classificação de Corumbá, entre elas, Dourados; Ponta Porã; Ladário e Aquidauana. Oito municípios se enquadram no que a Secretaria Estadual classifica como risco muito alto de avanço da dengue. São Gabriel do Oeste, com 1.058 notificações, e Paranaíba com 1.011 casos são duas destas cidades. São considerados de baixo risco Caracol; Deodápolis; Sete Quedas e outros cinco municípios. Estas três apresentam índice zero de notificações da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

A situação de Corumbá é bastante animadora. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade apresenta redução de 150% em relação ao mesmo período de 2010, quando, nesta época, estava com 1.573 casos. A queda se deve às ações contínuas de prevenção e combate à doença, iniciadas ainda em 2010, antes mesmo do início do verão, época propícia à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Este ano, o maior número de notificações foi registrado na 13ª semana, 28 casos, sendo o período com maior intensidade. Começou com 27 na 11ª, 26 na 12ª e 27 na 15ª semana epidemiológica. Na última semana, a 20ª, foram somente quatro casos notificados. A diminuição se deve também às ações desenvolvidas nos últimos dias, após a realização do Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), terceiro ciclo, realizado nos dias 02 e 03 de maio, que apontou uma incidência de 1,29%, abaixo dos dois primeiros do ano que registraram 1,9% em janeiro e 2,5% em março.

Ações simples

Entre as ações que a própria população pode fazer para garantir o combate e a prevenção da doença são sugeridos hábitos simples como: não deixar água acumulada sobre a laje; manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana; manter a caixa d'água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito; manter bem tampados tonéis e barris d'água; encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta; lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água; remover folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios e lavar principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes.

Fique alerta aos sintomas da dengue, que são: febre alta; dor de cabeça; dor atrás dos olhos; dor no corpo e nas juntas; manchas vermelhas no corpo. Em caso de suspeita de dengue, sempre procurar, o mais rápido possível, o serviço de saúde mais próximo. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.

Leishmaniose

Por outro lado, a Secretaria de Saúde de Corumbá está desencadeando uma ação de prevenção e combate à leishmaniose na área urbana, com foco nas regiões do Guanã II, Kadwéu, Loteamento Pantanal e no bairro Aeroporto. O trabalho faz parte de uma estratégia para combater doença na cidade. Estão programadas coleta de amostras de sangue dos animais (cães), campanha de educação sanitária ambiental no combate à doença, além de captura de cães não domiciliados bem como e aqueles entregues pelos moradores. O trabalho será desenvolvido por equipes do Centro de Controle de Zoonoses, auxiliados por servidores da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos; da Coordenação Municipal da Atenção Básica; além das unidades de saúde das áreas específicas.

Dias atrás, equipes da Secretaria de Saúde realizaram um trabalho de bloqueio e de educação sanitária ambiental na região do Universitário, onde ocorreu um caso de leishmaniose humana. Agora, os trabalhos serão mais abrangentes atingindo outras regiões da cidade. Em 2011, Corumbá já registrou oito casos da doença e os números preocupam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário