Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

UFMG - O Caminho da cura

http://www.ufmg.br/boletim/bol1773/6.shtml

Novo tratamento é eficaz em 50% dos casos de leishmaniose canina e quebra ciclo de transmissão para o homem

Protocolo terapêutico que utiliza ferramenta da nanotecnologia para modificar a biodistribuição do fármaco no organismo alcançou a cura terapêutica para a leishmaniose visceral canina (LVC). Desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o tratamento, que propõe nova formulação com a associação de medicamentos já conhecidos – antimoniato de meglumina (glucantime) e alopurinol – gerou depósito de duas patentes nacionais e é objeto de negociação com empresa farmacêutica multinacional para transferência da tecnologia.
Os testes atingiram taxa de 50% de cura parasitológica. Além disso, todos os animais submetidos ao tratamento deixaram de transmitir o parasita Leishmania infantum chagasi para o inseto vetor flebotomíneo, o que quebra o ciclo de transmissão da doença do cão para o ser humano.
Até agora, nenhum tratamento era considerado eficaz para animais naturalmente infectados. “Este é o primeiro protocolo que leva a uma taxa de cura tão alta. Vamos procurar alcançar os 100%, mas já temos a prova de conceito de que é possível curar a LVC”, destaca o professor Frédéric Frézard, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, responsável por artigo sobre o assunto que será publicado na edição de junho da revista norte-americana Antimicrobial Agents and Chemotherapy, de alto impacto na área.
O artigo é fruto da tese de doutorado de Sydnei Magno da Silva, defendida em setembro passado. O estudo integra linha de investigação que envolve também as pesquisadoras Maria Norma Melo e Marilene Michalick, do Departamento de Parasitologia do ICB, responsáveis pelos ensaios com as formulações; e Cynthia Demicheli, do Departamento de Química do Icex, que fez a síntese do princípio ativo.

Eficácia

O trabalho do grupo tem como foco fármacos à base de antimônio pentavalente, metal usado desde os anos 1940 no tratamento das leishmanioses cutânea e visceral em humanos. No cão, esse medicamento não tem eficácia – produz melhora clínica sem eliminar completamente o parasita. Segundo Frézard, embora o antimônio e o alopurinol já sejam utilizados no tratamento de cães em países como a Espanha, o diferencial do protocolo desenvolvido na UFMG está na formulação, que incorporou o fármaco em vesículas lipídicas.
“Associamos o fármaco a nanossistemas carreadores, que alteram a farmacocinética, ou seja, sua concentração no organismo, em função do tempo”, explica. Encapsulado, o fármaco é rapidamente acumulado no fígado, no baço e na medula óssea, principais sítios de localização do parasita, e tem liberação sustentada de modo a permanecer por longo tempo nesses órgãos.
Na forma livre, a maior parte do medicamento é rapidamente eliminada por excreção renal. Enquanto o tratamento tradicional deixa menos de 0,1% do fármaco nos órgãos, com a nova formulação é mantida taxa de cerca de 50% da dosagem, por até quatro dias. Isso reduz efeitos colaterais, devido à diminuição da medicação e do número de doses necessárias.
Mesmo que transferida para a indústria, a tecnologia de tratamento da LVC não deve por enquanto chegar ao Brasil, uma vez que portaria interministerial de 2008 define o sacrifício dos cães infectados. “Ela baseia-se no pressuposto de que não existe tratamento eficaz, proibindo, inclusive, o tratamento da LVC com medicamentos para humanos”, comenta o professor. Ele acredita ser possível reverter a proibição, uma vez demonstrada a eficácia da formulação. “Esses resultados abrem novas perspectivas para mudanças na medida de controle da LVC no país, com a implantação desse novo método terapêutico”, defende.


http://www.ufmg.br/boletim/bol1773/6.shtml

Um comentário:

  1. Parabéns, espero que consigam a cura para essa doença, pois, a eutanasia é digna do homem burro e ignorante.

    ResponderExcluir