Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

domingo, 17 de fevereiro de 2019


PROTOCOLO DE “DUPLA DEFESA” VISA PROTEGER CÃES CONTRA LV E DIROFILARIOSE

Produtos repelentes e inseticidas são a base para a proteção Double Defense
banner-ceva
Sendo uma doença em expansão e negligenciada, por muito tempo, no Brasil e na América do Sul, a leishmaniose soma quase 4 mil casos humanos por ano, mas, na visão do médico-veterinário Paulo Tabanez, a enfermidade canina ainda é subestimada. Ele lembra que, durante décadas, o governo utilizou a eutanásia como forma de controle da doença, mesmo essa atitude sendo antiética, ineficaz e impraticável.
Tabanez explica que existem vários protocolos terapêuticos para a doença. “No Brasil, algumas drogas são exclusivas para uso em seres humanos para evitar uma anedótica e possível resistência do protozoário a essas drogas. Este é um dos argumentos dados pelo governo a fim de explicar por que veterinários não deveriam tratar animais, além do risco de infecção a seres humanos. Contudo, eutanasiar animais como método de controle é uma medida comprovadamente fraca”, avalia.
Também há outra enfermidade que atrai a atenção de profissionais da Medicina Veterinária: a dirofilariose. Trata-se de uma doença antropozoonose emergente de cães, de caráter crônico, causada por nematódeos do gênero Dirofilaria, onde a espécie D. immitis é amplamente conhecida. A transmissão vetorial ocorre pelos hospedeiros intermediários, os quais correspondem aos mosquitos dos gêneros Aedes, Culex e Anopheles. A dirofilariose é, também, conhecida como cardiopatia parasitária e com ampla distribuição geográfica, particularmente em regiões tropicais e subtropicais. 
priscila-ceva
Priscila Brabec afirma que o trabalho da
empresa tem como foco o bem-estar e a saúde
dos animais (Foto: divulgação)
Visando combater esses dois problemas, a Ceva Saúde Animal (Paulínia/SP) criou o conceito “Double Defense”. O protocolo, que objetiva a defesa dupla, é uma abordagem multimodal para a prevenção de importantes enfermidades nos cães, como dirofilariose e leishmaniose. A estratégia multimodal baseia-se no conceito de proteger o animal topicamente (controlando o vetor), por meio de produtos repelentes e inseticidas, e sistemicamente, pelo uso de produtos que tenham ação contra o agente, coibindo o desenvolvimento do patógeno e o desenvolvimento da doença.
No caso da dirofilariose, o protocolo Double Defense baseia-se na prevenção mensal com o uso de produto anti-helmíntico à base de ivermectina oral para cães, por exemplo (ação sistêmica) associado ao emprego de um produto tópico de efeito repelente e inseticida contra os mosquitos transmissores. Por anos a prevenção preconizada contra a dirofilariose foi baseada apenas no uso de produtos sistêmicos (à base de lactonas macrocíclicas). No entanto, após mais de 30 anos, os pesquisadores perceberam que o protocolo estava sendo insuficiente e que precisavam adicionar algo a ele: daí o conceito do protocolo Double Defense.
A Sociedade Americana de Dirofilariose (AHS), assim como os maiores especialistas da área, recomendam uma abordagem multimodal onde se associa a prevenção sistêmica com o controle do vetor por meio de produtos tópicos de ação repelente e inseticida (como o Vectra 3D) - fazendo assim uma barreira dupla contra esta doença.
Controlar o vetor é considerada a estratégia ouro na prevenção das doenças transmitidas por vetores artrópodes, além de promover a saúde humana, minimizando a transmissão das zoonoses.
O mesmo conceito deve ser aplicado para a prevenção da leishmaniose visceral canina. A defesa dupla consiste na administração da vacina recombinante Leish-Tec (única vacina aprovada no Brasil) e utilização de um produto tópico com efeito repelente contra o flebótomo transmissor (como o Vectra 3D). A vacinação produz uma resposta imunológica altamente específica e segura contra a doença, de acordo com a companhia, e o uso do Vectra 3D aumenta ainda mais a proteção, repelindo e eliminando os flebótomos que transmitam a doença. Uma dupla proteção: contra o agente e contra o vetor.
Em resumo, o protocolo Double Defense consiste em utilizar duas ferramentas para proteção do animal: proteção interna, com vacina ou preventivos sistêmicos contra o agente, e a proteção externa, com produto tópico repelente e inseticida contra o vetor (como o Vectra 3D). Dessa forma, o protocolo atua inibindo o desenvolvimento da doença e da transmissão do patógeno, aliando as ferramentas para controle e combate de importantes enfermidades para os cães.   
A gerente de Produtos do canal veterinário da Unidade Pets da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec, afirma que o trabalho da empresa tem como foco o bem-estar e a saúde dos animais. “Pensando nisso, o conceito Double Defense trabalhado mundialmente pela Ceva visa proteger os cães dessas doenças, utilizando um repelente tópico e uma proteção sistêmica. No caso da leishmaniose, por exemplo, é importante evitar a picada do vetor transmissor (Lutzomyia longipalpis) e, também, proteger contra o agente (leishmania), caso ocorra a transmissão. Por isso, a Ceva oferece os produtos Vectra 3D, como repelente tópico e Leish-Tec, vacina recombinante contra leishmaniose visceral canina para a proteção dos cães contra a leishmaniose”, menciona. 
Tabanez reforça que existem protocolos e abordagens que podem de ser utilizadas nos animais de companhia. “Os pets infectados devem ser tratados e controlados com repelentes inseticidas para evitar o contato vetor – cão, além de acompanhados por um médico-veterinário especializado. Nesta situação, o cão não representa risco”, pontua. Além de repelentes e vacinação, o profissional cita o manejo ambiental e a educação em saúde como formas de prevenção da doença.
Confira vídeo explicativo sobre o contágio da leishmaniose e as opções, apresentadas pela empresa, como forma de prevenção:

Nenhum comentário:

Postar um comentário