Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Droga contra doença do sono Africana se mostra promissora contra leishmaniose



Pesquisadores identificaram a fexinidazola como um possível e necessário no tratamento contra a doença parasitária

Pesquisadores da University of Dundee, no Reino Unido, identificaram o fexinidazola como um novo tratamento contra a doença parasitária leishmaniose visceral.
A doença é a segunda maior causadora de mortes na África, Ásia e América Latina, ficando atrás da malária, e afeta 500 mil pessoas, matando cerca de 50 a 60 mil pacientes por ano. Os tratamentos atuais com remédios para a doença são insatisfatórios por razões como o alto custo, a resistência às drogas ou a necessidade de hospitalização.
O fexinidazola já está em ensaios clínicos de fase 1 por causa de uma doença relacionada - a doença do sono Africana - mas uma equipe de pesquisa em Dundee, incluindo Susan Wyllie, o professor Alan Fairlamb e colegas identificou-o como tendo potencial no tratamento da leishmaniose.
Testes em camundongos mostraram que a droga tem uma taxa superior a 98% de supressão da infecção da leishmaniose, comparável aos tratamentos atuais, como miltefosina e Pentostam.
Estas e outras opções de tratamento existentes, todas sofrem de desvantagens, pois elas nem sempre são seguras, eficazes e fáceis de se administrar. A única droga oral, a miltefosina, não pode ser dada a mulheres de idade fértil devido a um risco substancial de defeitos de nascimento; outras drogas são caras e têm de ser administradas por injeção. Assim, há uma necessidade contínua de medicamentos seguros e de custo-benefício adequado para uso em locais com poucos recursos.
Fairlamb disse que o fexinidazola tem o potencial para se tornar uma terapia medicamentosa segura e eficaz por via oral para tratar a forma mais grave da leishmaniose visceral.
"A leishmaniose visceral é uma doença negligenciada da pobreza que causa enormes problemas em toda a África, na Ásia e na América Latina, matando dezenas de milhares de pessoas todos os anos", disse ele.
"Os tratamentos atuais são longe do ideal e precisamos encontrar drogas melhores, mais baratas e mais facilmente entregues para enfrentar a doença. Nossa pesquisa sugere que o fexinidazola tem um forte potencial para fazer isso. A iniciativa Drugs for Neglected Diseases já estabeleceu que o fexinidazola é seguro no início dos ensaios clínicos para a doença do sono Africana, por isso já estamos de alguma adiantados no caminho de desenvolvimento. O estudo tem sido grande um esforço de equipe e eu gostaria de agradecer a dedicação e o entusiasmo dos biólogos, químicos e farmacêuticos envolvidos nesta descoberta".
Fairlamb e seus colegas estão baseados na Faculdade de Ciências da Vida, em Dundee, que abriga o Unidade Drug Discovery, formado em 2005 especificamente para preencher o vazio de pesquisa e desenvolvimento de alvos de drogas para doenças da pobreza como doença do sono Africano, a leishmaniose e a doença de Chagas, "doença que afligem o mundo em desenvolvimento.
"De fato, duas das medidas anti-Leishmania drogas, miltefosina e anfotericina B, são exemplos de medicamentos desenvolvidos originalmente para outros fins - anti-câncer e anti-fúngicos, respectivamente. Nossa esperança é que o fexinidazola possa segui-los e fornecer alívio de uma doença que é uma praga importante em todo o mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário