Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

sexta-feira, 29 de junho de 2012


28/06/2012 - 15:59
Saúde previne e combate a leishmaniose
Agentes aplicam o inseticida contra o mosquito transmissor
(Fotos: Ascom/SMS)
Nesta quinta-feira, 28, os moradores do bairro Siqueira Campos receberam a visita das equipes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) para aplicação de inseticida contra o mosquito o flebótomo, o transmissor da leishmaniose. Os agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aproveitaram a intervenção para tirar as dúvidas da população quanto à doença conhecida também pelo nome de calazar.
O coordenador do CCZ, Paulo Tiago, explica que a leishmaniose, é transmitida pelo mosquito flebótomo, popularmente conhecido como o mosquito da palha e é passada para os humanos através de animais contaminados. “A aplicação do inseticida é apenas uma das atividades rotineiras voltada para localidades onde existe o risco de contaminação. Para prevenir é fundamental que as pessoas levem o animal periodicamente para a avaliação do veterinário e não se esqueçam de limpar quintais, mantendo-o sem o acúmulo de folhas caídas no chão, lixo, entulho e outros materiais orgânicos”, afirma.
Na quarta-feira, 27, o bairro ainda recebeu as equipes para o inquérito sobre leishmaniose. Na ocasião, foi iniciada a busca ativa de casos para diagnóstico precoce através da coleta itinerante de sangue de animais para exames laboratoriais no CCZ. “Não podemos deixar de sensibilizar a população sobre os cuidados necessários. Por meio do Programa Municipal de Controle da Leishmaniose Visceral, a Prefeitura de Aracaju mapeia as áreas de risco para nortear as ações preventivas e de controle da doença como o controle químico nos imóveis e ações estratégicas de educação em saúde”, destaca a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.
Aplicação de Inseticida
O inseticida utilizado nas ruas não representa risco à saúde humana e foi aplicado em locais que possuem condições favoráveis para o desenvolvimento do mosquito, como quintais, recintos e áreas com chão de terra, já que a presença de sombra e materiais orgânicos em decomposição, como folhas secas e entulhos acumulados favorecem a proliferação do flebótomo.
A ação itinerante pelas ruas do bairro Siqueira Campos contou com a aprovação da comunidade. “Isso é muito importante e benéfico para saúde de todos nós”, elogiou o empresário Carlos Alberto que é proprietário de um galpão de armazenamento de garrafas para reciclagem. Ele colaborou com o trabalho do Centro de Controle de Zoonozes segurando os cães para que o veneno fosse aplicado em todo o canil da empresa.
Contato
Em caso de algum animal suspeito comunique o Centro de Controle de Zoonoses pelos números 3179-3528, 3179-3564 e 3179-3564.
Fonte: Ascom SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário