Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

sábado, 16 de junho de 2012




Ciclo da lua influencia o comportamento de insetos transmissores da leishmaniose


Fernanda Marques

Os livros de ciência a chamam de satélite natural da Terra, mas a lua é muito mais que isso. Ela mexe com o imaginário popular. Não é à toa que tantas histórias folclóricas falam sobre a lua. Quem nunca ouviu falar do lobisomem, criatura que, nas noites de lua cheia, espalha o terror por onde passa? Mas a lua não tem influência apenas no mundo da fantasia. Estudos científicos na área de ecologia têm demonstrado que o ciclo lunar determina certos padrões de comportamento dos seres vivos. Pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) revelou que, assim como o lobisomem, os insetos Lutzomyia intermedia Lutzomyia whitmani - principais transmissores da leishmaniose cutânea no Estado do Rio de Janeiro - são especialmente perigosos nas noites de lua cheia.
A pesquisa foi realizada no distrito de Posse, localizado no município de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Lá, em 1996, foram notificados casos humanos de leishmaniose cutânea. Estudos mostraram que, naquela região, a doença deveria ser transmitida pelas espécies Lintermedia e L. whitmani. Foi no distrito de Posse que a equipe da bióloga Nataly Araújo de Souza, do Departamento de Entomologia do IOC, registrou - de forma inédita em uma área rural do Estado do Rio de Janeiro - essas duas espécies de insetos ocupando um mesmo espaço geográfico sem competição e compartilhando do mesmo mecanismo de transmissão da leishmaniose na localidade.
No distrito de Posse, durante dois anos, Nataly e sua equipe fizeram coletas semanais das fêmeas de L. intermedia e L. whitmani. São as fêmeas desses insetos que, ao sugarem o sangue do homem e de outros mamíferos, transmitem o parasito causador da leishmaniose. As coletas - feitas das 18h às 22h - foram realizadas em dois ambientes diferentes: nas proximidades de um domicílio e no meio da mata. Os insetos foram capturados em armadilhas ou então quando tentavam sugar o sangue dos pesquisadores.
Para ambas as espécies, tanto no peridomicílio como na floresta, o número de insetos capturados tentando sugar o sangue dos pesquisadores foi de 30% a 40% maior nas noites de lua cheia, se comparadas às noites de lua nova. No entanto, foi na lua nova que mais insetos caíram nas armadilhas. Nataly tem uma hipótese para explicar esse resultado. "Na lua nova, como há menos luz natural, a luz artificial das armadilhas atrai mais os insetos. Já a lua cheia ilumina tanto a mata que a luz artificial das armadilhas não é suficiente para atraí-los", sugere.
Mas por que os insetos picam mais na lua cheia? Seria por que enxergam melhor suas "vítimas"? "Não se pode afirmar isso. Os resultados da pesquisa comprovam apenas que o ciclo lunar interfere no comportamento de L. intermedia e L. whitmani. Os dados demonstram que, na lua cheia, é necessário redobrar a precaução com esses vetores da leishmaniose", diz a bióloga, que, no início deste ano, publicou um artigo sobre o estudo na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.
Em trabalhos anteriores, também realizados no distrito de Posse, Nataly investigou a sazonalidade de L. intermedia e L. whitmani. A primeira é mais comum no peridomicílio, pica sobretudo ao entardecer e é mais freqüente nos meses quentes (dezembro, janeiro e fevereiro). A segunda, encontrada principlamente na mata, costuma picar ao amanhecer e é mais abundante nos meses frios (junho, julho e agosto). O principal objetivo das pesquisas de Nataly é subsidiar estratégias de prevenção contra a leishmaniose. Até porque, diferentemente do lobisomem, a leishmaniose não é lenda - é um problema sério de saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário