Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cidade de Exrema - MG conscientiza população sobre a leishmaniose neste sábado

No último dia 11 a campanha "Diga Não à Leishmaniose" esteve em reunião com o Diretor de Saúde de Extrema André Aparecido Borges e também o diretor de Vigilância Sanitária para traçarem ações com a campanha Diga Não à Leishmaniose. A campanha sugeriu um seminário que será feito na cidade em breve. Além disso e antes de tudo seriam necessárias ações isoladas para a conscientização e a prevenção da doença. Veja reportagem da Gazeta da Cidade.


http://www.gazetadacidade.com/cotidiano/saude-orienta-populacao-sobre-leishmaniose/
O Departamento Municipal de Saúde promove, ao longo deste sábado, um trabalho de conscientização sobre a leishmaniose na Vila Rica. Com materiais explicativos para distribuição, os agentes passam de casa em casa. O foco prioritário recai às maneiras de prevenção.
Segundo o diretor departamental, André Aparecido Borges, algumas fontes da internet trazem informações confusas, o que torna importante a entrega dos folders produzidos pela Prefeitura e o aconselhamento de acesso direto ao site do Ministério da Saúde
Extrema registrou oito casos recentes da doença. Os pacientes apresentaram evolução clínica após o desconfortável tratamento
“O medicamento é fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde, é o Governo Federal que dá a medicação, você não vai encontrar em farmácias. O material para coleta, exame, também é a Secretaria Estadual de Saúde que fornece. É um tratamento intenso, desconfortável, são várias semanas que a pessoa fica em tratamento e, às vezes, tem que haver interrupção porque a medicação mexe com o organismo”, esclareceu André.
O inseto transmissor gosta das matas serranas, tornando a região suscetível a riscos de contaminação.
“Na realidade, com o crescimento populacional, a cidade vai adentrando próximo às matas e esse inseto está localizado na mata, então precisamos orientar a população e insistir na prevenção”, ressaltou.
O mosquito se reproduz em matéria orgânica, como excrementos de cães e folhas e frutas em decomposição.

“É difícil para o departamento executar ações porque o que precisa fazer é a prevenção”, articulou.
O diretor recomenda simples atitudes como limpeza de quintal, de pomares, colocação do lixo na rua no horário de coleta e cuidados para impedir o apodrecimento de frutas.
Mudanças no agendamento de fisioterapia
A escolha de datas de fisioterapias, antes realizada no CROFILAC ((Centro de Radiologia, Odontologia, Fisioterapia, Laboratório e Almoxarifado Central), local das sessões, mudou para a central de agendamento, no piso térreo da secretaria do departamento, em frente ao Posto de Saúde Aldo Olivotti.
Trabalho normal no dia 2
No sábado, dia 02, o Departamento de Saúde, a exemplo dos demais braços da Prefeitura, compensará com trabalho normal o próximo dia 8, situado em meio ao feriado prolongado de Corpus Christi, quando somente o pronto atendimento funcionará.
Também no sábado, profissionais da Univás atendem o dia inteiro na E.E. Alfredo Olivotti, incluindo coleta para exame Papanicolau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário