Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

'Cãominhada' promove interação entre os pets e ajuda ONGs de proteção animal

Em sua oitava edição, organização estima um público de oito mil pessoas e cinco mil cães; participação é gratuita e o evento acontece no dia 25 de fevereiro, em Montes Claros.

Por Nátila Gomes
 
Em 2017, evento reuniu mais de seis mil pessoas e cerca de quatro mil animais (Foto: Hudson Kleber / Arquivo pessoal)Em 2017, evento reuniu mais de seis mil pessoas e cerca de quatro mil animais (Foto: Hudson Kleber / Arquivo pessoal)
Em 2017, evento reuniu mais de seis mil pessoas e cerca de quatro mil animais (Foto: Hudson Kleber / Arquivo pessoal)
Socializar os animais, conscientizar os tutores e ajudar grupos de proteção canina são alguns dos objetivos do projeto "Cãominhada" de Montes Claros, que chega a sua oitava edição em 2018. Neste ano, o encontro será realizado no próximo domingo (25) e a participação é gratuita; os ‘atletas’ só precisam levar 1 kg de ração a serem destinados a grupos de proteção e ONG’s da cidade.
De acordo com a organização, são esperados mais de oito mil pessoas e cinco mil cachorros; um aumento de 20% comparado a edição anterior. Para o Rodrigo Fernandes, um dos organizadores, é uma forma de entretenimento que atende toda a família, inclusive o público pet.
Ele conta que a ideia surgiu pela carência de encontros desse segmento na cidade. “A mudança de comportamento dos animais precisa, antes, passar pela mudança do seu tutor. Por isso idealizamos esse encontro. Os cães se divertem, praticam atividades físicas e os adultos também. É um programa voltado para a socialização dos tutores e dos pets”, diz.
Mayara participa do evento desde 2014 (Foto: Mayara Sampaio/Arquivo pessoal)Mayara participa do evento desde 2014 (Foto: Mayara Sampaio/Arquivo pessoal)
Mayara participa do evento desde 2014 (Foto: Mayara Sampaio/Arquivo pessoal)
Um dos tutores que prestigiam o evento é a auxiliar de backoffice Mayara Sampaio. Desde 2014 ela leva os pequenos e diz ser uma boa oportunidade para despertar a alegria do animal durante e depois do encontro. “É sempre bom andar com eles, passear, brincar e praticar atividades. Além disso, a escolha do horário da caminhada preza o bem-estar e evita queimar as patinhas deles”, comenta.

Programação

O percurso da caminhada tem ponto de largada na Praça Flamarion Vanderley, no Bairro São José, às 8h, e chegada no Parque de Exposições João Alencar Athayde, no Bairro Alto São João, contabilizando um percurso de 1,5 km. Depois da caminhada, também terá uma série de atividades voltadas para os participantes. Os cães vão passar por uma avaliação veterinária gratuita, com serviços de limpeza do ouvido e corte de unha.
Ainda durante o evento, protetores vão fazer o cadastro de interessados para adoção consciente de animais. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) levará trabalho de prevenção contra doenças endêmicas, como a leishmaniose, muito comum nos cães da cidade.
Brincadeiras e atividades físicas deixam o momento ainda mais especial (Foto: Mayara Sampaio/Arquivo pessoal)Brincadeiras e atividades físicas deixam o momento ainda mais especial (Foto: Mayara Sampaio/Arquivo pessoal)
Brincadeiras e atividades físicas deixam o momento ainda mais especial (Foto: Mayara Sampaio/Arquivo pessoal)
A "Cãominhada" conta ainda com demonstração de cão pastoreio e de cães policiais, sorteio de brindes e o show dog, que é uma novidade este ano. Na oportunidade, os adestradores Anderson Wollmann e Arthur Wollman vão interpretar a história de Charles Chapllin, com o espetáculo "Uma vida de cão"; a protagonista será uma border collie, carinhosamente chamada por Buddy.
Apesar de gratuito, é preciso se inscrever no evento pelo site oficial ou em lojas credenciadas, localizadas na Rua Padre Augusto, 512, no Centro, e Avenida Mestra Fininha, 1272, Bairro São Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário