Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

terça-feira, 20 de março de 2018

Testes rápidos de leishmaniose são realizados em policlínicas de Feira de Santana

Policlínicas da Rede Municipal de Feira de Santana realizam testes rápidos de leishmaniose.
Policlínicas da Rede Municipal de Feira de Santana realizam testes rápidos de leishmaniose.
As policlínicas da Rede Municipal de Saúde de Feira de Santana estarão abastecidas a partir desta sexta-feira (16/03/2018), para a realização de testes rápidos de leishmaniose. A informação é da referência técnica, Thaís Peixoto.
Para uma melhor assistência à população, os técnicos de laboratório das sete policlínicas e da Unidade de Pronto Atendimento da Mangabeira, juntamente com os profissionais do Hospital Estadual da Criança e do Hospital Geral Clériston Andrade participaram de um treinamento nesta quinta-feira, 15, para o manuseamento dos testes.
Seguridade do teste é de 99,9%
“Os testes servirão como uma triagem e em caso de positivo o paciente é notificado. Uma amostra do sangue dele será encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Salvador e em uma semana ele receberá o resultado” afirma Thaís Peixoto, completando que “a seguridade do teste rápido é de 99,9%. Em casos iniciais o tratamento é na policlínica, já os mais graves são transferidos para os hospitais”.
É possível identificar o período de contágio
Segundo o bioquímico, Antônio Mário, o resultado é obtido em 15 minutos. Ele ainda ressalta que o teste identifica também o período de contágio. “O teste possui duas fitas, a G indica que o paciente está infectado há meses, já a M indica que o contágio foi recente”, explica.
Os testes serão realizados nos pacientes com sintomas compatíveis a doença. “Se o paciente possuir os sintomas de febre imune a remédios e persistente por mais de sete dias, sangramento e barriga d’água, o indicado é realizar o teste”, informa Thaís Peixoto, ressaltando que as crianças apresentam os sintomas mais rápido do que os adultos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário