Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bauru registra mais um caso de leishmanioseA vítima é um homem de 28 anos, morador do Mary Dota; 3 pessoas já morreram por conta da doença em 2011

19/12/2011

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta segunda-feira (19) mais um caso de pessoa infectada por leishmaniose visceral americana em Bauru, o que totaliza 31 casos da doença, sendo que três pessoas morreram em decorrência da doença neste ano.

Trata-se de um home de 28 anos, morador do Núcleo Mary Dota, que está sendo tratado no Hospital Beneficência Portuguesa.

A leishmaniose é transmitida por vetores da espécie Lutzomia longipalpis; mosquitos de tamanho diminuto e de cor clara, conhecidos comumente como mosquitos “palha”, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico (ex.: galinheiros).

Pessoas e outros animais infectados são considerados reservatórios da doença, uma vez que o mosquito, ao sugar o sangue destes, pode transmití-lo a outros indivíduos ao picá-los. Em região rural e de mata, os roedores e raposas são os principais; no ambiente urbano, os cães fazem esse papel.

Os animais infectados pelo mosquito palha apresentam como principais sintomas, o emagrecimento, crescimento das unhas e queda dos pelos.

Febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e palidez são alguns dos sintomas apresentados pelos humanos, quando infectados. O período de incubação é muito variável: entre dez dias e dois anos.

Assim sendo, a manutenção da limpeza nos quintais, o acondicionamento correto do lixo orgânico (restos de comida, cascas de frutas, verduras e outros) são medidas preventivas contra a doença que devem ser tomadas pelos responsáveis pelos imóveis com edificações ou não no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário