Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012


18/08/2012 - 07:19:33
Leishmaniose
Sucen vai instalar 40 armadilhas para capturar o mosquito palha
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA


Subiu para 30 o número de cães suspeitos de leishmaniose em Tupã. O Centro de Controle de Zoonose (CCZ) continua com as coletas de mostras de sangue para exame de diagnóstico da doença nos cães do setor 3, que vai da rua Caingangs a rua Estados Unidos e da avenida Tamoios a avenida Brasil, incluindo a Vila São Paulo e região da Cemitério São Pedro, onde residia a primeira vítima de leishmaniose em humano na cidade, falecida no dia 31 de julho.

Segundo a médica veterinária do CCZ, Emilia Matiko Ikedo, depois de colhidas, as mostras são encaminhadas para um teste rápido no Laboratório Municipal, e se a substância for reagente, é encaminhada ao laboratório regional Adolpho Lutz em Marília, para exame de confirmação, e até o momento nenhum exame voltou do laboratório de Marília.

Se o exame der positivo, os animais deverão ser eutanasiados, como manda o protocolo do Ministério da Saúde para casos de leishmaniose. Segundo a médica, por se tratar de um caso de saúde pública, a recomendação do Ministério dispensa tratamento em virtude do grau de risco e proliferação da doença em outros cães e em seres humanos.

Ela disse também que alguns proprietários tem resistido em atender os agentes comunitários e não deixam coletar sangue de seus cães. Nesse caso, o cidadão assina um termo de responsabilidade, assumindo que se recusou, e ele deverá arcar com todas as conseqüências se um ente da família ou vizinho vier a contrair a doença.

“Não são muitas recusas, mas é preocupante porque se trata de uma área de risco, próximo de onde morava a vítima humana”, disse.

Os animais com suspeitas devem usar coleiras repelentes até sair o resultado. Os cães também poderiam ser levados para isolamento no CCZ, mas não há espaço suficiente para abriga-los, já que eles possuem outros animais abrigados por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário