Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Leishmaniose faz vítima fatal na região

Antes de ser diagnosticado, Derci passou por uma bateria de exames, incluindo suspeita de gripe A

Leishmaniose faz vítima fatal na região
Faleceu na manhã de terça-feira (31), Derci Lopes de Souza, 48 anos, vítima de leishmaniose visceral, o primeiro caso da doença em humano registrado na história de Tupã. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital São Francisco há mais de uma semana e não resistiu ao tratamento, vindo a falecer no final da manhã de ontem.

Antes de ser diagnosticado, Derci passou por uma bateria de exames, incluindo suspeita de gripe A (H1N1), leucemia e leishmaniose. Entre os anos de 2010 e 2011, foram registrados mais 40 casos dessa doença em cães, mas é a primeira vez que a leishmaniose se manifesta em humano na cidade.

A doença é transmitida pelo mosquito palha. Por serem pequenos, esses mosquitos são capazes de atravessar mosquiteiros e telas. São mais comumente encontrados em locais úmidos, escuros e com muitas plantas.

Além do cuidado com o mosquito, através do uso de repelentes em áreas muito próximas a mata, dentro da mata, é importante também saber que este parasita pode estar presente em animais silvestres e em cachorros de estimação.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Nilcéia Guandaline, a Secretaria Municipal de Saúde já está tomando as medidas descritas no protocolo de leishmaniose. As equipes da Secretaria estão realizando a busca de sintomáticos em um raio 200 metros dos arredores da residência da vítima. Se alguém apresentar sintomas, será encaminhado para o tratamento adequado.

As equipes também irão colher mostras de sangue de todos os cães das proximidades, no intuito de diagnosticar a doença. “Precisamos fazer um trabalho eficiente para que possamos evitar mais vítimas de leishmaniose na cidade. Espero que a população compreenda e atenda os funcionários da prefeitura para obtermos bom resultado”, comentou.

Os sintomas variam com o tipo da leishmaniose. No caso da tegumentar, surge uma pequena elevação avermelhada na pele que vai aumentando até se tornar uma ferida que pode estar recoberta por crosta ou secreção purulenta.

Há também a possibilidade de sua manifestação se dar através de lesões inflamatórias no nariz ou na boca. Na visceral, ocorre febre irregular, anemia, indisposição, palidez da pele e mucosas, perda de peso, inchaço abdominal devido ao aumento do fígado e do baço.

A melhor forma de se prevenir é evitar residir ou permanecer em áreas muito próximas à mata, evitar banhos em rio próximo à mata e sempre usar repelentes. Essa doença deve ser tratada através de medicamentos e receber acompanhamento médico, pois, se não for adequadamente tratada, ou diagnosticada tardiamente, pode levar a óbito. O corpo de Derci foi velado no Velório Tamoios e será sepultado às 10 horas de hoje no Cemitério da Saudade. Ele era casado e deixa 5 filhos, três moças, um adolescente e um menino.
Fonte: Folha do Povo (Tupã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário