Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Brasil / Cacoal
Número de casos de leishmaniose em Cacoal preocupa autoridades
Quarta, 12 de Setembro de 2012 - Atualizado em 11h48min 

No município, até julho de 2012 foram registrados 16 casos. Profissionais de saúde realizam curso sobre doenças endêmicas. 

O número de casos registrados de leishmaniose em Cacoal, RO, preocupa autoridades de saúde. Segundo Ivanir Gromman, secretária municipal de saúde em 2011, 24 casos foram confirmados da doença, em 2012, até julho, já foram contabilizados 16. "São números preocupantes, daí a importância da informação para os profissionais de saúde sobre os tratamentos possíveis”, diz a secretária.
 
De acordo com Ivanir, quando há casos confirmados de leishmaniose, a vigilância sanitária é direcionada ao possível local de infecção. “O que mais preocupa é que a maioria dos casos são mais facilmente contraídos no setor rural, mas vários registros estão sendo feitos na zona urbana", explica Ivanir.
 
Um curso sobre doenças endêmicas está sendo ministrado no município aos profissionais do setor da segunda regional estadual de saúde. Doenças como leishmaniose, esquistossomose, doença de chagas e paracoccidioidomicose são alguns dos temas abordados nas palestras que ocorrem no auditório do Hospital Regional de Cacoal (HRC).
 
Para Eleildon Mendes Ramos, coordenador do núcleo de endemias da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), a capacitação vem com a finalidade prevenção dessas doenças.
 
“Em 2011, foram mais de 900 casos de leishmaniose no Estado. Este ano, até agosto, os casos já passam de 50% desse total. Uma vez que não há medidas científicas eficazes para prevenção dessa doença, trabalhamos no cuidado com os pacientes e na prevenção com os moradores do setor rural, como o uso de repelentes e de camisetas com mangas compridas evitando maiores consequências, como a morte”, afirma Eleildon.
 
O programa de atualização de doenças endêmicas aos profissionais de saúde segue até a sexta-feira (14) em Cacoal.

Autor: Paula Casagrande
Fonte: Globo G1/RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário