Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Notícias

Saúde confirma mais dois casos positivos de leishmaniose em Prudente; um é importado

Terça-feira, 11 de Setembro de 2012
Após divulgar na tarde de ontem (10/09) o 17º caso de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) em cães, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Presidente Prudente, confirmou nesta terça-feira (11) outros dois novos casos da doença, sendo um autóctone (contraído dentro do próprio município) e um importado. Este último trata-se de um animal que veio de Campo Grande (MS) e habitava no Jardim Regina. Já o que contraiu a doença na cidade estava no bairro Humberto Salvador. Os dois cães, segundo o diretor do CCZ, Célio Nereu Soares, já foram recolhidos pelos funcionários do órgão, e estão em área isolada, sem contato com outros animais. Ambos, além do cão recolhido ontem, devem ser eutanasiados amanhã (12).
Por conta dos novos registros, o município contabiliza agora um total de 19 casos, sendo 11 autóctones e oito importados. Os últimos três positivos foram confirmados numa leva que somou aproximadamente 200 exames, e que acabou sendo divulgada entre ontem e hoje. “Parecem muitos, mas não são, mesmo porque a taxa é baixa se levarmos em consideração a realidade de outras cidades da região, a quantidade dos 8.700 resultados emitidos de janeiro até agora, e os números do ano passado, quando foram registrados 47 casos de leishmaniose, sendo 32 autóctones e 15 importados. Neste [ano], nós já estamos em setembro, o que mostra que a taxa de animais contaminados está diminuindo”, analisa.
Uma outra observação importante feita pelo diretor do CCZ é que até agora Prudente ainda não registrou nenhum caso de leishmaniose na população humana. “Isso mostra que o trabalho de prevenção por parte da Secretaria Municipal de Saúde está sendo bem feito, inclusive com a retirada de animais contaminados do convívio social”, garante, finalizando que hoje os agentes de apoio de controle de zoonoses estão mobilizados no Bosque e em locais onde existem animais suspeitos de estarem portando a doença. Por isso, é justamente nestes espaços que eles fazem o trabalho de bloqueio e coleta de sangue, com o objetivo de verificar se existe ou não animal doente.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário