Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bauru tem 14 casos de leishmaniose

13/07/2011
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ontem mais três casos de leishmaniose em Bauru neste ano. Nos últimos 7 meses já são 14 casos com duas mortes. Em 2010, foram 32 casos da doença sem nenhum paciente morto.

Os pacientes doentes confirmados ontem são: um homem, de 44 anos, morador da Vila Alto Paraíso, tratado no Hospital Manoel de Abreu; uma criança do sexo masculino de 9 anos, moradora do jardim Terra Branca, tratada no Hospital Estadual de Bauru; e uma pessoa do sexo feminino, 29 anos, moradora do Núcleo Beija Flor, tratada no Hospital Unimed Bauru.

A leishmaniose é transmitida por vetores da espécie Lutzomia longipalpis; mosquitos de tamanho diminuto e de cor clara, conhecidos comumente como mosquitos “palha”, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico (ex. galinheiros).

Pessoas e outros animais infectados são considerados reservatórios da doença, uma vez que o mosquito, ao sugar o sangue destes, pode transmiti-lo a outros indivíduos ao picá-los. Em região rural e de mata, os roedores e raposas são os principais; no ambiente urbano, os cães fazem esse papel.

Os animais infectados pelo mosquito palha apresentam como principais sintomas, o emagrecimento, crescimento das unhas e queda dos pelos. Febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e palidez são alguns dos sintomas apresentados pelos humanos, quando infectados. O período de incubação é muito variável: entre dez dias e dois anos. É importante manter limpos quintais e acondicionar de maneira correta o lixo orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário