Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Prefeitura Municipal de Presidente Prudente

Coleta de sangue em cães para detectar leishmaniose em 2011 já é 152% maior que 2010

Do início do ano até esta terça-feira (26/07), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) coletou 3.868 amostras de sangue em cães de Presidente Prudente para detectar possível contaminação pela Leishmaniose Visceral Americana (LVA). Essa quantidade já representa 152,31% do total de material contabilizado em todo ano passado, quando 1.533 amostras foram catalogadas e encaminhadas para análise no Instituto Adolpho Lutz (IAL). Esse aumento expressivo, segundo o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, se explica pela intensificação no trabalho de prevenção nos bairros, que desde 31 de março deste ano passou a ser realizado diariamente. Além do aumento no número de agentes de apoio de controle de zoonoses, funcionários contratados por meio de processo seletivo e capacitados para a realização dos serviços.

"No ano passado, tínhamos uma equipe que executava o trabalho nas ruas somente aos fins de semana. Neste, são três equipes mobilizadas, sendo que duas são mantidas de segunda a sexta-feira, e três executam o trabalho no sábado. Nossa intenção é aumentar o ritmo de coleta gradativamente ainda mais a partir de agora", uma vez que temos como meta chegar a 25 mil coletas/ano", adianta. Apesar disso, o diretor do órgão reconhece que essa pretensão seria inviável a partir de agora. Ele o explica o porquê. "Por ser estadual, o laboratório Adolpho Lutz de Prudente não tem capacidade de absorver esse volume. Por isso, justamente porque atende mais de 20 municípios da região. Por isso o CCZ tem como objetivo implantar um laboratório em sua sede, visando atender especificamente os animais de Prudente", argumenta Soares.

Do total de amostras computadas até agora, os números do CCZ mostram também que 3.017 delas já foram divulgadas pelo IAL, das quais oito confirmaram a doença, sendo cinco autóctones (contraídos dentro do município) e três importados. Outros 851 exames aguardam resultados. "Estamos melhorando nossas condições de trabalho primando quantidade, mas principalmente qualidade na realização das coletas. Com o aumento da coleta que a gente espera que seja gradativo, queremos prevenir o aparecimento da doença no ser humano, eliminando assim os animais contaminados o mais rápido possível visando prevenir a proliferação da doença no município", completa.

Quanto ao censo canino e felino, feito com o objetivo de atualizar os números sobre a existência de cães e gatos em Prudente, o CCZ contabiliza nele atualmente 24.552 animais cadastrados, sendo 21.434 cães e 3.118 gatos.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇAO de Presdente Prudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário