Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

domingo, 10 de julho de 2011

Tupã, 13 exames de Leishmaniose em animais.

09/07/2011 - 08:40:09

Leishmaniose
Tupã espera para 2ª feira contraprova de 13 exames

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda para a próxima segunda-feira, dia 11, o resultado de mais 13 exames de leishmaniose que foram encaminhados para o Laboratório Adolpho Lutz, em Marília, para contraprova.
Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Marco Antônio de Barros, entre maio e junho deste ano, do total de exames realizados em Tupã para diagnosticar a doença, 13 deram resultado reagente, indicando a possibilidade desses animais terem contraído leishmaniose.

Em Tupã, o exame realizado para diagnosticar a leishmaniose é o Elisa (Ensaio Imuno Enzimático). Com a confirmação de 13 exames reagentes, as amostras foram encaminhadas ao Laboratório Adolpho Lutz para realização de um outro exame, muito mais detalhado, denominado Rifi (Reação de Imuno Fluorescência Indireta). “É o resultado deste exame que estamos aguardando para segunda-feira”, disse Barros.

Se o resultado do Rifi não for reagente, os casos passam a ser considerados inconclusivos. Nesta hipótese, o processo volta à fase inicial. “Para confirmação da doença, teremos de fazer a coleta de outras amostras, e novos exames (Elisa e Rifi) terão de ser realizados com prazo de no mínimo 15 e no máximo 30 dias, após a coleta. Se o resultado acusar não reagente, será considerado negativo e, se for reagente, os casos passam a ser considerados positivos”, disse.

Diante da confirmação de casos positivos de leishmaniose, a Secretaria Municipal de Saúde providenciará o exame parasitológico para identificar a espécie de leishmânia e, depois disso, o animal precisará ser sacrificado.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, no início do ano quatro animais tiveram que ser eutanasiados por terem contraído a doença. Se o resultado do Rifi for positivo para todos esses exames que estão sendo aguardados, o número de casos de leishmaniose em Tupã poderá aumentar para 17.
Diário Tupã

Nenhum comentário:

Postar um comentário