Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul, Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011 - 17:15
Bairros recebem atenção com as Ações Compartilhadas

Nos últimos três meses, a Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou 15 bairros com o programa de Ações Compartilhadas, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida da população.

O programa mobiliza, no mesmo dia, na unidade de saúde do bairro escolhido, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Vigilância Sanitária, o setor de imunização, Vigilância Epidemiológica, o programa de hanseníase e tuberculose, DST/Aids e Cerest (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador).

De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes, o programa começou em abril e já foi possível realizar 15 ações. Só no mês de abril foram realizadas ações compartilhadas em seis locais. Quatro em maio e cinco em junho. O objetivo é ampliar as ações até o final do ano.

Para este mês de julho já estão programadas ações nas unidades de saúde do Jardim Colibri, CSU, no Jardim Água Boa e na Chácara Caiuás.

Para Marcondes, o resultado tem sido bastante positivo porque leva para um único bairro e no mesmo dia, todas as ações de vigilância em saúde. Com isso cria-se uma proximidade de outros setores da prefeitura junto à atenção básica, dando o suporte necessário.

O diretor de Vigilância em Saúde explica que as ações também são uma oportunidade de levar até a população dos bairros os serviços que normalmente teria que buscar na prefeitura. Paralelo aos serviços, também são ministradas palestras educativas abordando diversos temas.


Balanço
Só o CCZ visitou nos últimos três meses 15.003 lares, abordando ações de vigilância, não só referentes à dengue, mas fazendo monitoramento da leishmaniose. Também foram realizadas 18 palestras abordando educação e saúde.

Durante os três meses de ações compartilhadas, a Vigilância Sanitária fez apreensão de 629 kg de alimentos que estavam sendo comercializados de forma irregular. Também foram feitas 311 fiscalizações para liberação de alvarás e realizadas 27 palestras educativas.

O setor de imunização aplicou 1.034 doses de vacinas na população.

A Vigilância Epidemiológica realizou 101 apresentações de perfil epidemiológico regional, através de palestras; mais 101 capacitações de agentes de saúde para levar orientações às famílias sobre violência doméstica.

Foram feitas também 182 treinamentos para busca ativa de suspeitos de Tuberculose e Hanseníase.

O DST/Aids distribuiu durante as ações compartilhadas 7.500 preservativos diretos á população e mais 1.200 para estoque das unidades básicas, além realizar ações educativas com adolescentes em escolas e abordagens.

O Cerest realizou 82 capacitações de profissionais para notificação de agravos relacionados ao trabalho.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário