Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Zoonoses de Sorocaba - SP faz campanha contra a leishmaniose


30/10/2012 21h07 - Atualizado em 30/10/2012 21h13

Ação será no Jardim das Estrelas e deve colher sangue de 1,5 mil animais.
Secretaria da Saúde identificou uma cadela contaminada no bairro.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A equipe de Zoonoses de Sorocaba (SP) vai promover uma ação conta a Leishmaniose Visceral Canina na cidade. Os agentes passarão por residências do Jardim das Estrelas, zona oeste da cidade, para tentar detectar animais contaminados.
O problema surgiu quando um caso foi identificado no bairro. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, no dia 2 de agosto, a confirmação de uma cadela, com nove anos, domiciliada no bairro.
Segundo a secretaria, é o primeiro e único caso autóctone - quando é adquirido na cidade - de Leishmaniose. A doença foi confirmada por exame feito pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria de Estado da Saúde, no dia 30 de julho.
A partir disso, agentes da Zoonoses da cidade vão percorrer um raio de 200 metros da casa onde estava o animal. Eles vão coletar amostras de sangues de outros cães da região. Eles também vão orientar os moradores sobre as medidas de controle.
A contaminação é feita por um mosquito, conhecido como "Mosquito Palha". O inseto habita locais com matéria orgânica, como folhas e frutos que caem das árvores.
A ação começou na manhã desta terça-feira (30) e a expectativa dos agentes da Zoonozes é de coletar amostras de sangue de quase 1,5 mil animais do bairro. A doença pode ser transmitida para humanos, levando à morte.
Confira os principais sintomas da doença em homens e animais:
Homens
Febre com longa duração
Falta de apetite
Emagrecimento
Fraqueza
Barriga inchada
Cães
Além dos sintomas dos homens, também há o crescimento exagerado das unhas
Campanha da Zoonoses deve recolher amostras de sangue de 1,5 mil cães (Foto: Reprodução/TV Tem)Campanha da Zoonoses deve recolher amostras de sangue de 1,5 mil cães (Foto: Reprodução/TV Tem)
Para ler mais notícias do G1 Sorocaba e Jundiaí, clique em g1.com.br/tvtemsorocaba. Siga também o G1 Sorocaba e Jundiaí no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário