Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

domingo, 25 de setembro de 2011

Bauru registra novo caso de leishmaniose em criança no Parque Jaraguá

Cidade já registra 22 casos no ano, com duas mortes

Agência BOM DIA

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta terça-feira, (20), a confirmação de mais um caso de leishmaniose em Bauru. Assim sendo, o município totaliza 22 casos da doença em 2011 com 02 óbitos.
Trata-se de um menino de 7 anos, do Parque Jaraguá, tratada no Hospital Estadual de Bauru.

A leishmaniose é transmitida por vetores da espécie Lutzomia longipalpis; mosquitos de tamanho diminuto e de cor clara, conhecidos comumente como mosquitos “palha”, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico.

Pessoas e outros animais infectados são considerados reservatórios da doença, uma vez que o mosquito, ao sugar o sangue destes, pode transmití-lo a outros indivíduos ao picá-los.

Em região rural e de mata, os roedores e raposas são os principais; no ambiente urbano, os cães fazem esse papel. Os animais infectados pelo mosquito palha apresentam como principais sintomas, o emagrecimento, crescimento das unhas e queda dos pelos.

Sintomas
Febre de longa duração, fraqueza, emagrecimento e palidez são alguns dos sintomas apresentados pelos humanos, quando infectados. O período de incubação é muito variável: entre dez dias e dois anos.

Assim sendo, a manutenção da limpeza nos quintais, o acondicionamento correto do lixo orgânico (restos de comida, cascas de frutas, verduras e outros) são medidas preventivas contra a doença que devem ser tomadas pelos responsáveis pelos imóveis com edificações ou não no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário