Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fotógrafo Lionel Falcon inicia trabalho sobre leishmaniose em Campo Grande


Lionel Falcon fará fotos jornalísticas para mostrar a realidade da doença, conscientizar a população e alertar sobre a importância da prevenção
No dia 21 de setembro, o renomado fotógrafo internacional de pets, Lionel Falcon, estará em Campo Grande/MS para iniciar um trabalho de fotos jornalísticas sobre a leishmaniose visceral, denominado “Perdas”.
Por meio de sua lente, o profissional tentará captar a dor da separação entre o cão infectado e sua família. Além disso, serão fotografados locais propícios para a proliferação do inseto transmissor da leishmaniose - conhecido como “mosquito palha”-, animais doentes e os familiares.
Nos próximos meses, Lionel Falcon percorrerá as principais cidades endêmicas do Brasil com o mesmo objetivo. No final do trabalho, fará uma exposição itinerante para mostrar a realidade da doença no País, conscientizar a população sobre essa grave doença de saúde pública, por se tratar de uma zoonose de alta letalidade, e alertar sobre a importância da prevenção. O projeto tem o apoio da MSD Saúde Animal.
Sobre a leishmaniose visceral
O que é? A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, é uma doença causada por um parasita – o protozoário Leishmania chagasi – que se multiplica nas células de defesa do organismo causando alterações importantes nos rins, fígado, baço e medula óssea.

Como ela é transmitida? O mosquito pica o cão infectado, se infecta e pica o humano. Vale ressaltar que o cão não transmite a doença para o homem. É o mosquito quem faz a transmissão. O cão é considerado reservatório da doença, pois é ele quem infecta mosquitos sadios. O cão demora de 6 meses a 2 anos para apresentar sintomas.

Quais os principais sintomas? Os sintomas mais visíveis aos donos de animais são as feridas na pele e o emagrecimento acentuado, porém, os proprietários mais atentos perceberão também que o animal está diferente (abatido, fraco), sem apetite, com as mucosas pálidas (anemia), com volume abdominal aumentado e às vezes apresentando um aumento exagerado do tamanho das unhas.
Nos humanos a doença provoca apatia, febre, perda de peso, anemia e um aumento acentuado no tamanho do baço.

Quais as formas de prevenção? É importante que os donos de cães utilizem medidas que diminuam o risco de infecção, como, por exemplo, o uso de coleira impregnada com deltametrina a 4%, recomendada pela Organização Mundial de Saúde, como uma das formas de controle. Além disso, atitudes simples, como a limpeza dos quintais com a remoção de fezes e restos de folhas e frutas em decomposição também ajudam a combater a doença, uma vez que o mosquito transmissor coloca os ovos em locais ricos em matéria orgânica e com baixa luminosidade.

Sobre Lionel Falcon


O argentino Lionel Falcon é profissional desde a década de 60, passando por todos os segmentos fotográficos. Após clicar celebridades no Brasil, Argentina e Estados Unidos, há mais de 10 anos decidiu encarar o desafio de fotografar pets, o que trouxe a Falcon prazer e know-how para captar olhares que encantam e poses de pura espontaneidade, através dos Books Fotográficos que realiza em poucos cliques. www.lionelfalcon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário