Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

domingo, 25 de setembro de 2011

São Borja combatendo a doença...exercito ajuda.

Em etapas, São Borja desenvolve mais uma operação de eutanásia de cães, atingidos por leishmaniose. Os exames de laboratório mais recentes confirmaram 53 novos casos e, com isso, sobe para 1.391 o número total de animais comprovadamente atingidos, segundo o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde. O sacrifício dos cães é realizado em área da invernada do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no bairro do Passo, com acompanhamento de equipe do Exército e do 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar. A diretora de Vigilância Sanitária, a médica veterinária Janaina Leivas, ressalta que os animais não sofrem na eutanásia, pois são anestesiados antes de receber uma injeção letal.
Dos cães doentes, ainda falta o sacrifício de 33, o que deve ocorrer ao longo dos próximos dias. As carcaças são enterradas ou incineradas, conforme a diretora, ficando em local isolado na invernada do quartel.
SEIS COLETAS DE MATERIAL PARA EXAMES
Em pouco mais de dois anos, o Departamento de Vigilância já contabiliza cerca de 6 mil coletas de materiais para exames em laboratório em função da leishmaniose. A diretora Janaina Leivas lamenta que, em alguns casos, veterinários estejam sugerindo ou fazendo o tratamento dos cães. Ressalta que se trata de procedimento inócuo, que representa desperdício de dinheiro, sendo o único procedimento recomendado o sacrifício dos animais.
CENTRO DE ZOONOSES
Quanto ao Centro de Zoonoses de São Borja, na saída para Santa Luzia, ainda aguarda conclusão nas obras. Tem projeto do Estado e verba estadual de quase R$ 300 mil, mais cerca de R$ 100 mil do município. Faltam recursos, porém, para um dos prédios, o de hospedagem de animais. Igualmente falta ser concluído um censo sobre a população canina, visando prioritariamente identificação e controle sobre animais de rua. O trabalho é realizado sob coordenação da prefeitura, com apoio do Exército, sendo realizado em etapas.
Foto: Arquivo FSB
Exército tem apoiado ações na área de saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário