Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Falta de informações dificulta doações

09/08/2011


No Banco de Sangue em Cacoal os doadores fidelizados tem mantido o estoque de sangue em dia. Apesar disso um novo público poderia também começar a doar sangue. A partir de uma resolução do Ministério da Saúde que entrou em vigor há alguns meses é permitido que menores de idade e idosos doem sangue. Mas no município a procura ainda é pequena, tendo em vista a falta de informações sobre as regras para a doação. O médico responsável pelo banco de sangue, Arthur Freire, explicou que para os menores doarem sangue, por exemplo, é preciso autorização dos pais ou responsáveis através de procuração lavrada em cartório. Já no caso de idosos, para a primeira doação a idade máxima é de 60 anos. Quanto a doadores já fidelizados o limite máximo para doação é até os 68 anos.
Segundo o médico há muita procura por informação, porém poucos doadores interessados em se tornarem fidelizados. Mesmo assim o estoque do Banco de Sangue está em dia, e oito mil doadores doam sangue regularmente. Para se ter uma ideia desde o dia primeiro foram feitas 85 coletas, sendo de 61 doadores fidelizados, 13 esporádicos e nove novos doadores. O número é satisfatório, conforme o médico, porém a demanda deve aumentar com o pleno funcionamento do Hospital Regional e a possibilidade do início dos trabalhos em Quimioterapia no Hospital São Daniel Comboni, ainda este ano. Com isso a demanda que é de pouco mais de 400 bolsas de sangue por mês pode chegar até a 700 bolsas/mês. Uma das alternativas para manter o Banco de Sangue abastecido são as coletas externas. Uma será realizada na próxima semana na Universidade Federal de Rondônia, campus de Cacoal, possivelmente depois do dia 17.

CONDIÇÕES

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de Saúde, ter mais de 50 kg, e não ser portador de doenças como Hepatite, HIV, Leishmaniose, entre outras. Há alguns impedimentos temporários para a doação como: uso de antibióticos e antihipertensivos (no caso de pessoas hipertensas), gripe ou doenças que diminuam a imunidade, pessoas que tenham feito tatuagem devem aguardar até seis meses para a doação, entre outros.
A empresária Ilse Silva, de 56 anos, procurou o Banco de Sangue para ter informações sobre a doação. Com um parente hospitalizado ela começou a se interessar em ser uma doadora. “Eu gostaria de me tornar uma doadora de sangue, nunca procurei por falta de interesse mesmo, mas acho importante doar e gostaria de fazer os exames necessários para me tornar uma doadora”, disse.

Regulamento muda faixa etária para doar sangue

Quem tem 16 e 17 anos e idosos até 68 agora também podem doar sangue, segundo novo regulamento técnico do Ministério da Saúde. Com as medidas, a previsão é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores. A portaria 1.353, que estabelece novos critérios para a doação de sangue no Brasil, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 14/06. A Portaria 1.353 determina, ainda, que a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria. Ou seja, não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário