Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Noticias Jornal de Floripa

01/08/2011 às 18h24min - Atualizada em 01/08/2011 às 18h24min


http://www.jornalfloripa.com.br/cienciaevida/index.php?pg=not%EDcia&id=1333


Conselho de Medicina cria três novas áreas de atuação médica

Conselho de Medicina cria três novas áreas de atuação médica
Resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) publicada nesta segunda-feira no "Diário Oficial da União" cria três novas áreas de atuação médica: medicina do sono, medicina paliativa e medicina tropical.

A partir de agora, o profissional que ingressar em um programa de residência da especialidade infectologia, por exemplo, pode receber treinamento adicional específico na área de medicina tropical.

Segundo Carlos Vital, vice-presidente do Conselho e membro da Comissão Mista de Especialidades, "mudanças nas características de determinados ramos da medicina exigem adaptações de nomenclatura e de distribuição das atenções profissionais; isso é próprio do caráter orgânico da profissão".

MEDICINA PALIATIVA

A resolução associa a área de medicina paliativa às especialidades clínica médica, cancerologia, geriatria e gerontologia, medicina da família e comunidade, pediatria e anestesiologia.

De acordo com a médica Maria Maciel, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, a criação da área traz mais visibilidade a um tipo de trabalho médico que já existe e é realizado com rigor científico.

"A medicina paliativa foi reconhecida no Reino Unido em 1987. A assistência e os estudos da área avançaram muito desde então; processo análogo deve ocorrer aqui", ressalta Maciel.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que 65% dos portadores de doenças crônicas que ameaçam a vida necessitam de cuidados paliativos. Com a publicação da norma que cria esta área, a comissão nacional de medicina paliativa da AMB (Associação Médica Brasileira) definirá os critérios para o reconhecimento dos primeiros paliativistas titulados do país.

MEDICINA TROPICAL

Vinculada à especialidade infectologia, a área de atuação da medicina tropical é dedicada ao estudo e tratamento de doenças como malária, febre amarela, dengue, esquistossomose e leishmaniose, típicas de regiões tropicais.

Para o médico Juvêncio Dualib, chefe do setor de infectologia do Hospital de Heliópolis, em São Paulo, a especialidade é derivada do campo de estudo da medicina tropical, mas atualmente abrange um vasto número de doenças.

A medicina legal também passa a ser denominada medicina legal e perícia médica. Deixam de ser tratadas como áreas de atuação: cirurgia de coluna, perícia médica, reprodução humana e medicina aeroespacial.

Além disso, o número de especialidades vinculadas à área de atuação hepatologia foi ampliado. A partir de agora, manterá ligações com clínica médica e infectologia.

A resolução n 1.973/11 foi aprovada pelo CFM e entra em vigor na data da sua publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário