Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

REPELENTES DE FLEBÓTOMOS PARA GATOS


Por Vivi Vieri

Existem muitos repelentes para prevenção da Leishmaniose no cão, já com o gato é diferente.
Segundo especialistas em Leishmaniose, a coleira antiparasitária contra o "mosquito" da leishmaniose que é usada em cães, não pode ser usada em gatos, pois eles são hipersensíveis a piretróides. Ainda não têm repelentes eficientes para uso em gatos, estes precisam ser mais pesquisados e estudados, mas uma alternativa são os repelentes naturais como neem e citronela .
"A boa notícia é que a leishmaniose felina ainda pode ser considerada rara (em relação ao número de gatos expostos ao risco de infecção) e que os gatos aparentemente não estão entre as fontes de sangue preferidas dos flebotomíneos. Obviamente, na ausência de uma galinha ou de um cão,por exemplo, uma fêmea de flebotomíneo buscará fontes de alimentos alternativas, inclusive o gato." disse o Dr. Filipe Dantas-Torres.
Quem ama cuida!

Referência:
Dr. André Luis S. da Fonseca - Médico Veterinário e advogado, Mestre em Leishmaniose, Prof.da UFMS/Campo Grande e doutorando na USP/ São Paulo.
Dr. Vítor Márcio Ribeiro- Médico Veterinário, Mestre e Doutor em LVC, professor da PUC/MG.
Dr. Filipe Dantas- Torres, Médico Veterinário, Mestre em Ciências, Doutor em Saúde Pública,Residente do Colégio Europeu de Parasitologia Veterinária (EVPC), Universidade de Bari, Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário