Grande Otelo

Grande Otelo
Tela feita pelo grafiteiro CRÂNIO, em apoio à campanha.

Apoio de várias celebridades

Apoio de várias celebridades
Hebe Camargo num lambeselinho em Grande Otelo, mascote da campanha.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Notícias de Tupã

18/08/2011 - Leishmaniose: CCZ divulga resultado de novos exames em Tupã



Secretaria Municipal de Saúde divulgou ontem o resultado de 416 exames de leishmaniose realizados pelo Laboratório Municipal de Análises.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Marco Antônio de Barros, das 416 amostras coletadas em animais de proprietários residentes em bairros da Zona Sul, sete deram resultado reagente.

Os demais, como não deram resultado reagente, são considerados negativos por um período de seis meses.
Segundo Barros, o exame realizado em Tupã para diagnosticar a leishmaniose é o Elisa (Ensaio Imuno Enzimático).

No caso dos sete exames que deram resultado reagente à leishmaniose, as amostras foram encaminhadas ao Laboratório Adolpho Lutz, para uma contraprova. “Em Marília, as amostras passarão por um outro exame, denominado Rifi (Reação de Imuno Fluorescência Indireta), que é mais específico. Se o resultado deste exame não for reagente, o mesmo será considerado inconclusivo. Neste caso, um novo exame terá de ser realizado com prazo de no mínimo 15 e no máximo de 30 dias, após a coleta.

Se o resultado acusar não reagente, será considerado negativo e, se for reagente, dá-se por confirmada a doença”, disse.
Diante da confirmação de casos positivos de leishmaniose, a Secretaria Municipal de Saúde providencia o exame parasitológico para identificar a espécie de leishmânia e, depois disso, o animal precisa ser sacrificado.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, o número de casos de leishmaniose em Tupã pode aumentar ainda mais.

Só neste ano já foram confirmados cinco casos positivos de leishmaniose, número que pode se tornar ainda maior.
Embora a leishmaniose represente uma grande ameaça ao município, a Secretaria Municipal de Saúde está tomando muito cuidado em relação aos casos, e somente depois de certificar a doença através de exames específicos, é que é feita a eutanásia.

Os exames que acabaram de ser divulgados pelo Laboratório de Análises Clínicas são de animais cujos proprietários residem nos seguintes bairros: parte da Vila Indústria, Parque Guanabara, Parque Tabajaras, Vila Santa Rita de Cássia e Jardim Europa. Para poder realizar os exames de leishmaniose em Tupã, a Prefeitura dividiu a cidade em 12 setores, e estipulou a meta de realizar a coleta de 400 amostras de sangue por mês. Por semana, são coletadas em torno de 100 amostras. Em um ano, o município deverá realizar 4.800 exames.

Leishmaniose

A leishmaniose visceral (LV) ou calazar é uma infecção zoonótica que afeta animais e o homem. No Brasil, o inseto vetor responsável pela transmissão é o flebotomíneo da espécie “L. longipalpis”. O cão é o principal reservatório doméstico do parasita, infectando o vetor ao ser picado.

Para evitar a doença é preciso que as pessoas mantenham seus quintais limpos diariamente, evitando, inclusive, o acúmulo de material orgânico.

“Ao contrário do mosquito ‘Aedes aegypti’, que necessita de água limpa e parada para se proliferar, o mosquito palha, transmissor da leishmaniose, se prolifera em meio ao acúmulo de matéria orgânica, em fezes de animais, e frutos caídos no chão. Por esse motivo, a limpeza dos quintais é fundamental no combate a esse mosquito”, disse o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Marco Antônio de Barros.

Diário de Tupã

Nenhum comentário:

Postar um comentário